SUPER TUCANO é Certificado pela FAA nos Estados Unidos

DefesaNet

Super Tucano ganha aval dos EUA – Turboélice militar da Embraer foi certificado pela FAA e pode, com isso, disputar contratos no maior mercado de defesa do mundo OESP – 26 Outubro 2011 LINK

São Paulo – SP, 26 de outubro de 2011 –A aeronave de ataque leve e treinamento avançado Super Tucano recebeu na semana passada a certificação da Administração Federal de Aviação (FAA) dos Estados Unidos. A certificação pelo principal órgão regulador aeronáutico daquele país permitirá o início de uma turnê de demonstração em bases militares norte-americanas e criará novas oportunidades de negócios para a Embraer Defesa e Segurança no maior mercado de defesa do mundo.

“Esta certificação do Super Tucano pela FAA poderá ter um impacto muito positivo no desenvolvimento de mercado desta já comprovada aeronave nos Estados Unidos, tratando-se assim de uma conquista muito relevante para a Embraer Defesa e Segurança”, disse Luiz Carlos Aguiar, Presidente da Embraer Defesa e Segurança. “O Super Tucano é o avião tecnologicamente mais avançado de sua categoria, com experiência comprovada em todos os países onde já opera e temos visto crescentes demonstrações de interesse das forças armadas.”

Um exemplar do Super Tucano está sendo operado nos Estados Unidos pela Tactical Air Defense Services, Inc., empresa que atua nos setores de defesa e aeroespacial, especializada em prover treinamento militar, operações de reabastecimento em vôo e manutenção de aeronaves para as Forças Armadas dos Estados Unidos. A aeronave foi adquirida da empresa Tactical Air Support, Inc. (TacAir), por meio de um contrato de arrendamento (leasing). A TacAir é uma empresa formada em 2005 por instrutores veteranos das Escolas de Armas da Marinha, dos Fuzileiros Navais e da Força Aérea dos Estados Unidos, pilotos de teste e profissionais de manutenção, que oferece consultoria para treinamento de táticas militares e já prestou diversos serviços para o Departamento de Defesa norte-americano.

O Super Tucano está em operação há mais de sete anos, é empregado por forças aéreas de cinco nações e, em breve, atuará na Indonésia. Atualmente existem mais de 150 aeronaves em operação com excelente desempenho: 130 mil horas de vôo acumuladas e 18 mil horas de combate sem nenhuma perda.

Projetado para operar em ambientes inóspitos, em condições rigorosas, com pouca infraestrutura de apoio, o Super Tucano é uma aeronave ideal para a execução de missões de treinamento avançado e contra-insurgência. É capaz de sobrevoar por mais de 4 horas os teatros de operações, realizando missões de reconhecimento e apoio a tropas terrestres, e oferece mais de 130 configurações de armamento comprovadas e operacionais. Nos Estados Unidos, o Super Tucano será utilizado para treinamento na formação de equipes especializadas em operações do tipo Close Air Support, de apoio a tropas terrestres.

Compartilhar:

Leia também

Inscreva-se na nossa newsletter