26 de Outubro, 2011 - 19:54 ( Brasília )

Aviação

HELIBRAS - EC130 inova nas operações de resgate aeromédico com kit brasileiro

A Secretaria de Segurança Pública do Paraná adquiriu o segundo helicóptero do modelo

Com excelente desempenho e sucesso no mercado executivo, o helicóptero EC130 alcança novos mercados e se consolida como uma opção para utilização policial, com destaque para as missões de resgate aeromédico e defesa civil.
 
O monoturbina, que pode ser configurado para receber um exclusivo kit aeromédico desenvolvido pelo Centro de Engenharia da Helibras, se destaca também por ser leve, versátil e silencioso e vem sendo utilizado para missões de policia e bombeiros, como no Paraná, onde a Secretaria de Segurança Pública acaba de receber a segunda aeronave deste modelo para integrar sua frota.
 
O operador do helicóptero, Tenente Coronel Orlando Artur da Costa, Comandante do GRAER, Grupamento Aeropolicial-Resgate Aéreo, salienta as qualidades do modelo. “A maior vantagem operacional do EC130 comparando-se às demais aeronaves na atividade de Segurança, é a possibilidade de se manter nas missões uma tripulação mínima de 2 pilotos e 1 ou mais tripulante operacional, o que gera maior segurança e precisão nos trabalhos”, explicou.
 
Além da maior segurança na operação, este modelo conta com um kit nacional, desenvolvido pela Helibras para missões de resgate aeromédico, instalado no sentido longitudinal para comportar um paciente em maca e até dois assistentes ou médicos; o que permite uma maior movimentação da equipe na cabine provendo assistência permanente ao paciente durante o vôo. Certificado pelos órgãos competentes, o kit, que pode ser configurado com a montagem rápida da maca e do piso aeromédico,  já está em uso no primeiro helicóptero EC130 utilizado no Paraná.
 
Segundo Eduardo Marson Ferreira, presidente da Helibras, “nossa gama de produtos, aliada à nossa capacidade de desenvolvimento de projetos e somada aos serviços que oferecemos aos operadores governamentais, fazem da Helibras uma das empresas mais bem preparadas para atender a este importante segmento, provendo solução personalizada para segurança pública e defesa civil no atendimento da população”.
 
Para o comandante Orlando Artur da Costa, o kit é uma inovação para as missões. “É extremamente importante para resgate ou transporte aeromédico, pois conseguimos manter a tripulação mais um médico ou enfermeiro e a vítima, devidamente estabilizada em uma maca de rápida configuração, além do espaço da cabine garantir uma viagem segura a todos os passageiros”, disse. O helicóptero foi utilizado para ajuda no salvamento das vítimas das chuvas e enchentes na Serra Fluminense, no RJ, no início de 2011 e no sul do país, no meio deste ano.
 
A segunda aeronave EC130 adquirida pela Secretaria de Segurança Pública do Estado do Paraná, entrará em operação neste dia 27 de Outubro, data em que o GRAER comemora um ano de atividades em prol da população.
 
Sobre a Helibras
 
A Helibras é a única fabricante brasileira de helicópteros. A empresa é associada ao Grupo Eurocopter, maior fornecedor mundial do setor, controlado pela EADS - European Aeronautic Defence and Space Company. Com participação superior a 50% na frota brasileira de helicópteros a turbina, a Helibras está em atividade no Brasil desde 1978 e mantém instalações em Minas Gerais, São Paulo, Rio de Janeiro e Brasília. Sua fábrica, que emprega mais de 560 profissionais e tem capacidade de produção de 36 aeronaves por ano, está localizada na cidade de Itajubá (MG), onde são produzidos diversos modelos que atendem aos segmentos civil, governamental e militar. Desde sua fundação, a Helibras já entregou mais de 550 helicópteros no Brasil, sendo 70% do modelo Esquilo. Em 2010, a empresa teve um faturamento de R$ 395 milhões. Mais informações:  www.helibras.com.br
 
Sobre a Eurocopter e a EADS

Fundado em 1992, o grupo franco-alemão-espanhol Eurocopter é uma divisão do Grupo EADS e emprega aproximadamente 17.500 pessoas. Em 2010, a Eurocopter confirmou sua posição de líder como fabricante mundial de helicópteros no mercado civil e governamental com um volume de negócios de 4,8 bilhões de euros, encomendas de 346 novos helicópteros e uma quota de mercado de 49% nos setores civil e governamental. No geral, os helicópteros do Grupo são responsáveis por 33% da frota total mundial civil e governamental. A forte presença da Eurocopter no mundo inteiro é garantida por suas 30 filiais e participações nos cinco continentes, juntamente com uma densa rede de distribuidores, agentes certificados e centros de manutenção. Há atualmente 11.200 helicópteros Eurocopter em serviço e 2.900 clientes em 147 países. A Eurocopter oferece a maior gama de helicópteros civis e militares no mundo.

O Grupo EADS é líder mundial nos segmentos aeroespacial, de defesa e serviços relacionados. Em 2010, faturou € 45,8 bilhões e empregou cerca de 121 mil pessoas. Além da Eurocopter, o Grupo inclui a Airbus, a Airbus Military, a Astrium e a Cassidian. No Brasil, além da Helibras, a EADS está presente através da EADS Brasil, da EADS Secure Networks Brasil, da Spot Image Brasil, do escritório de representação da Airbus Military e da Equatorial Sistemas, da qual a Astrium é acionista.