Exercícios operacionais marcam o momento da Aviação de Patrulha na FAB

Tenente Gabrielli E Capitão Monteiro


O dia da Aviação de Patrulha é celebrado na FAB em 22 de maio. Nessa data, há 77 anos, em meio à Segunda Guerra Mundial, pilotos brasileiros a bordo do B-25 Mitchell, atacaram o submarino italiano Barbarigo. Quatro dias antes, ele havia lançado torpedos contra um navio brasileiro, o Comandante Lyra.

Atualmente, a aviação é composta por três unidades aéreas que têm a missão de ajudar a defender a extensão marítma de responsabilidade do Brasil que faz parte da Dimensão 22.

Esquadrão Phoenix (2º/7º GAV)

A interoperabilidade promovida pelo trabalho conjunto com a Marinha é palavra-chave para a Aviação de Patrulha. Uma dessas ações de cooperação, com 15 horas de voo nos litorais gaúcho e catarinense, resultou em multa a pelo menos cinco embarcações que foram identificadas pelo Esquadrão Phoenix e apresentavam irregularidades. “Esse tipo de missão é muito importante para a sociedade brasileira, pois impacta na vigilância dos portos”, afirma o Chefe da Seção de Operações, Capitão Aviador Erick Luiz Pereira Ribeiro.

Esquadrão Orungan (1º/7º GAV)

Além da participação em exercícios técnicos da própria Força, o destaque de 2019 é a atuação do Orungan na Operação UNITAS – exercício marítimo multinacional mais antigo organizado pelos Estados Unidos que, neste ano, será sediado e liderado pela Marinha do Brasil. “Todos os treinamentos ocorrerão no segundo semestre deste ano e terão como objetivos explorar a capacidade multimissão da aeronave P-3AM e adestrar as equipagens”, explica o Chefe da Seção de Operações do Esquadrão, Major Aviador Alexandre Ferreira da Silva.

Esquadrão Netuno (3º/7º GAV)

Busca de homem ao mar e apoio no combate à pesca ilegal: essas foram as mais importantes missões realizadas pelo Esquadrão nos últimos meses. Somente em dois acionamentos, foram voadas mais de 30 horas. No primeiro, a missão teve como objetivo esclarecer uma área com uma embarcação que, supostamente, praticava ilícitos.

No segundo, a aeronave P-95 Bandeirulha foi engajada na busca a uma pessoa desaparecida no litoral cearense. “Missões como essa servem para lembrar a todos sobre a importância da nossa atividade para o país e o quanto é necessário nos mantermos no mais alto nível de operacionalidade”, diz o Comandante do Esquadrão, Major Aviador Marcos Okiyama.

Página especial homenageia Aviação de Patrulha

Para celebrar o Dia da Aviação de Patrulha, a Força Aérea Brasileira (FAB) lança uma página especial. Comemorado no dia 22 de maio, a data homenageia os militares que têm a responsabilidade de vigiar 24 horas por dia uma área de aproximadamente 13,5 milhões de quilômetros quadrados sobre o litoral brasileiro.

Acesse aqui a página especial [Link].

Fotos: Sargento Johnson Barros / CECOMSAER

Compartilhar:

Leia também

Inscreva-se na nossa newsletter