Cinquentenário do Comando de Preparo é celebrado em Brasília (DF)

Tenente Cristiane E Capitão Monteiro

O Comando de Preparo (COMPREP) realizou, nesta segunda-feira (20), cerimônia militar alusiva ao seu aniversário de 50 anos. A solenidade aconteceu na Ala 1, em Brasília (DF), e foi presidida pelo Comandante da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro do Ar Antonio Carlos Moretti Bermudez.

Oficiais-generais e ex-comandantes da organização também prestigiaram a data. O Comandante de Preparo, Tenente-Brigadeiro do Ar Antonio Carlos Egito do Amaral, destacou a importância da organização.

“Hoje, para controlarmos, defendermos e integrarmos o país, precisamos do Comando de Preparo desenvolvendo as competências e as doutrinas necessárias aos nossos combatentes. Em 50 anos, o COMPREP mudou a estrutura organizacional, mas os valores permanecem os mesmos, sempre buscando fazer o melhor e a excelência em suas atividades”, disse.

“É a história que se consolida, que marca a atuação bastante importante deste grande comando. Hoje, prestamos homenagens ao COMPREP pelo trabalho que realiza, pela missão que tem a cumprir no adestramento e no preparo das equipagens operacionais da Força Aérea”, complementou o Comandante da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro Bermudez.

Durante a solenidade, a Sargento Silvinha Lopes de Sousa e o Soldado Alex Souza França foram premiados como Graduado e Praça Padrão, respectivamente.

A Sargento Silvinha, do Quadro de Sargentos Convocados (QSCON), destaca a honra e a responsabilidade da premiação. "Eu não conhecia a vida militar e de repente vi a possibilidade de fazer parte deste quadro e, ainda, celebrar as 5 décadas deste Comando tão importante para a Força”, disse.

A comemoração também contou com imposição da Medalha Militar. Com 30 anos na Força Aérea, o Sargento Helder Line Oliveira comemora a medalha de ouro. “Eu comecei como soldado, fui cabo e sargento. Acredito que esta medalha é um reconhecimento pelos bons serviços prestados durante toda a minha carreira. É um reconhecimento que mostra aos praças e graduados que vale a pena seguir pelo horizonte, ter uma meta e seguí-la até o final. A medalha é um simbolismo disso”, disse.

COMPREP

Ativado em 20 de maio de 1969, o então chamado Comando-Geral do Ar (COMGAR) foi um dos grandes comandos que passou pelo processo de Reestruturação da FAB. A readequação das organizações militares promoveu o incremento da eficiência administrativa e maior racionalidade da estrutura organizacional, com as unidades voltadas prioritariamente às suas atividades-fim.

Cinquentenário do Comando de Preparo
Ordem do Dia alusiva aos 50 anos do COMPREP

Diversos historiadores defendem que a moderna Administração nasceu das consequências provocadas pela Revolução Industrial, uma vez que as empresas se viram obrigadas a buscar técnicas científicas para substituir o empirismo e a improvisação, bem como buscaram aumentar a produtividade para enfrentar a competição do mercado.

De modo semelhante, as Organizações Militares evoluíram dos desordenados e mal armados exércitos medievais até as atuais Forças Armadas, bem estruturadas e adequadamente equipadas para fazer frente às diferentes ameaças contemporâneas.

Frente a esses fatos, é possível inferir que as instituições precisam se transformar ao longo do tempo, porquanto isso é fundamental para se manterem atualizadas, fortes e competitivas.

Entre 1967 e 1971, sob o Comando do então Ministro da Aeronáutica, Marechal do Ar Márcio de Souza e Melo, a Força Aérea Brasileira vivenciou uma grande transformação organizacional, cujos objetivos principais eram modernizar a administração da Instituição e torná-la a verdadeira protagonista do Poder Aéreo Nacional.

Entre as diversas ações empreendidas, destacam-se a concepção do que hoje conhecemos como Sistema Integrado de Defesa Aérea e Controle de Tráfego Aéreo – SISDACTA – e a criação dos Grandes Comandos e das Zonas Aéreas. Naquele contexto de mudanças, em 20 de maio de 1969, foi ativado, no Rio de Janeiro, o Comando-Geral do Ar, que funcionava como Núcleo de Comando desde julho de 1968.

O COMGAR de 1969 refletia o conceito de emprego que dominava o Poder Aéreo naquela época, e foi organizado em “comandos especializados”, ou seja: Defesa Aérea, Aerotático, Transporte Aéreo e Costeiro.

Na década subsequente, as Zonas Aéreas foram substituídas pelos Comandos Aéreos Regionais e as unidades do COMGAR passaram a operar as primeiras aeronaves militares produzidas pela indústria nacional: o C-95 Bandeirante e o AT-26 Xavante, dois grandes ícones da Força Aérea Brasileira.

Nos decênios que se seguiram, o COMGAR mudou de sede, trocou seu nome, ativou e desativou unidades subordinadas, implantou aeronaves e sistemas e passou por diversas mudanças organizacionais. Enfim, transformou sua estrutura e organização para se adaptar aos reptos de cada ciclo de vida da Força Aérea.

Passados 50 anos da criação do COMGAR, a FAB atravessa um novo período de reestruturação, com os objetivos de modernizar seus processos operacionais e, ao mesmo tempo, alcançar a excelência na administração dos recursos financeiros, patrimoniais, materiais e humanos, capacitando-se, cada vez mais e melhor, para vencer os desafios do porvir.

Guiado pela “Concepção Estratégica Força Aérea 100 anos”, o Comando-Geral de Operações Aéreas deu lugar ao Comando de Preparo, um Comando Operacional encarregado de fixar os padrões de eficiência, planejar o treinamento e avaliar o desempenho das unidades subordinadas, a partir das capacidades definidas pelo Comandante da Aeronáutica, além de coordenar a formulação da Doutrina Aeroespacial, em consonância com as experiências adquiridas e os sistemas de armas incorporados à Força Aérea.

Esse novo arquétipo – um grande comando dedicado ao preparo operacional – tem apresentado resultados expressivos: a padronização de táticas, técnicas e procedimentos de emprego entre as unidades; o estabelecimento de métodos científicos para o desenvolvimento de habilidades, conhecimentos e atitudes necessários aos combatentes; a racionalização dos exercícios de adestramento; e significativas melhorias nos processos de gestão do conhecimento operacional.

O COMPREP, como um todo, também está mais compacto e objetivo. Agora, é formado por doze Alas, que têm a tarefa de adestrar os seus componentes orgânicos – Unidades Aéreas, Unidades de Segurança e Defesa e Unidades Logísticas; uma Brigada de Defesa Antiaérea, que prepara rotineiramente os seus três Grupos de Defesa Antiaérea; um Instituto de Aplicações Operacionais, responsável pelas pesquisas de interesse do COMPREP; e o Campo de Provas Brigadeiro Veloso, o maior e melhor estande de emprego tático da Força Aérea.

Resumindo, a estrutura do COMPREP está adequada aos seus processos de trabalho e, indubitavelmente, está alinhada às diretrizes estratégicas do Comando da Aeronáutica.

Mas é importante ressaltar que, ao longo quarenta e oito anos, os homens e mulheres que integraram o COMGAR, cada um ao seu modo e no seu tempo, trabalharam com profissionalismo e dedicação para elevar este Comando aos patamares de excelência operacional que sempre marcaram a sua História. Tenham certeza, senhores e senhoras, o legado que nos foi transmitido fortalece as transformações que ora vivenciamos.

Finalizando, resta afirmar que o COMPREP tem seus olhos voltados para o futuro do Poder Aeroespacial, e está focado em prover unidades operacionais preparadas para atuar em cenários específicos, na dimensão adequada e no momento oportuno, contribuindo para transformar a Força Aérea Brasileira em uma Instituição mais ágil, mais aguerrida e melhor estruturada para cumprir, com excelência, a sua missão, qual seja: “Manter a soberania do espaço aéreo e integrar o território nacional com vistas à defesa da Pátria”.

“Controlar! Defender! Integrar! Força Aérea, Brasil!”.

Tenente-Brigadeiro do Ar Antonio Carlos Egito do Amaral
Comandante de Preparo

Compartilhar:

Leia também

Inscreva-se na nossa newsletter