30 de Outubro, 2018 - 01:00 ( Brasília )

Aviação

DCTA - Homenageia Ozires Silva

Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA) foi palco de comemorações


DCTA, Tenente Larissa
IAE, Tenente Isabele

Fotos: Lucas Lacaz Ruiz Agência X9
Especial para DefesaNet

 
O Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA), localizado na cidade de São José dos Campos (SP), realizou uma cerimônia militar (29OUT2018) em comemoração ao Dia da Engenharia da Aeronáutica - celebrado em 28 de outubro.

Presidida pelo Comandante-Geral de Apoio da Aeronáutica (COMGAP), Tenente-Brigadeiro-do-Ar Paulo João Cury, a solenidade contou também com a presença do engenheiro mais antigo da Força Aérea Brasileira (FAB), o Major-Brigadeiro Engenheiro Fernando Cesar Pereira Santos, Presidente da Comissão de Implantação do Sistema de Controle do Espaço Aéreo (CISCEA).




A ordem do dia, assinada pelo Major-Brigadeiro Fernando, destacou a importância do profissional de engenharia nas mais diversas áreas da Força Aérea, lembrando que se trata de um trabalho árduo, mas fundamental para o futuro da FAB. “Que, inspirados no legado deixado pelo nosso patrono e mais ilustre engenheiro, ousemos fazer mais e melhor, acreditando em nosso potencial a despeito de qualquer ceticismo, atuando de forma integrada e relevante, em prol de uma Força moderna, eficiente e respeitável”, disse ele.

O Patrono da Engenharia da Aeronáutica é o Marechal do Ar Casimiro Montenegro Filho, idealizador do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) e do então Centro Técnico de Aeronáutica (CTA).

Estátua de Ozires Silva é inaugurada no campus do DCTA

Outro evento que marcou o Dia da Engenharia da Aeronáutica no DCTA foi a inauguração de uma estátua em homenagem a Ozires Silva, Tenente-Coronel Reformado da FAB, um dos fundadores da EMBRAER e um dos responsáveis pelo projeto do avião Bandeirante - que completou, no último dia 22, seu cinquentenário.

A iniciativa foi do Centro Acadêmico Santos-Dumont (CASD), projeto social mantido há mais de vinte anos pelos alunos do ITA, que oferece cursos pré-vestibulares gratuitos a estudantes de baixa renda.

O homenageado, que estava acompanhado pelo Comandante-Geral de Apoio da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro Cury; pelo Diretor-Geral interino do DCTA, Major-Brigadeiro do Ar Hudson Costa Potiguara; e pelo Reitor do ITA, Professor Anderson Ribeiro Correia, destacou a importância da educação para transformar vidas e nações. "O Brasil é grande de mais para pensarmos pequeno", disse Ozires.

 


Tenente-Brigadeiro Paulo Victor também recebeu homenagem

A rua que passa em frente ao novo prédio da Divisão de Ciências Fundamentais do ITA, no campus do DCTA, foi batizada com o nome do Tenente-Brigadeiro-do-Ar Paulo Victor da Silva. O oficial-general, que faleceu em 2009, foi diretor do então CTA, na época de criação do avião Bandeirante.

 


VEJA MAIS