Cerimônia de substituição da Bandeira homenageia aviadores e Força Aérea Brasileira

Ten Raquel Alves e Major Alle

A solenidade de substituição da Bandeira Nacional, realizada neste domingo (14/10), na Praça dos Três Poderes, em Brasília (DF), homenageou o Dia do Aviador e da Força Aérea Brasileira (FAB), que são comemorados em 23 de outubro. O evento tem a finalidade de incentivar na população o sentimento cívico e o culto aos símbolos nacionais.

Organizada pela Ala 1, a solenidade foi presidida pelo Comandante da Força Aérea Brasileira, Tenente-Brigadeiro do Ar Nivaldo Luiz Rossato, que estava acompanhado de outras autoridades das três Forças Armadas, Adidos militares e estrangeiros. O evento também atraiu adultos e crianças.

“Este mês comemoramos o dia do aviador e da Força Aérea Brasileira e temos que valorizar nossa nação, transmitindo assim, nossos valores e tradições", disse o Comandante da FAB.

O hasteamento do Pavilhão Nacional ocorreu ao som do Hino Nacional. Já o estandarte substituído foi arriado ao som do Hino à Bandeira. Durante o evento ocorreu uma salva de 21 tiros de canhão e o desfile de oito grupamentos militares, incluindo o de bandeiras históricas, o de motociclistas militares e o pelotão de cães de guerra. A banda Clave de FAB também se apresentou.

Para o Comandante da Ala 1, Brigadeiro do Ar Ary Soares Mesquita, o evento representa o momento cívico. "A Ala 1 sempre organiza com muito zelo esta cerimônia para que possamos transmitir à sociedade o patriotismo e o civismo", afirma o oficial-general.

A organização preparou uma atração extra para as crianças. Miniaturas de aeronaves do Projeto Kero Voar estavam no local para as crianças brincarem. Também teve distribuição de revistas em quadrinhos da FAB. Artur Soares entrou em um dos aviões e não escondeu o sonho. "Quero ser piloto", disse o menino de 7 anos.

O motorista Henrique Pereira e a esposa levaram a filha Letícia, de 8 anos, para assistir à cerimônia. "Este evento é uma oportunidade para minha família conhecer um pouco mais sobre a Força Aérea Brasileira e uma forma de poder incentivar o patriotismo", afirma o pai.

Troca da Bandeira

Localizada na Praça dos Três Poderes, em Brasília, entre o Palácio do Planalto, o Supremo Tribunal Federal e o Congresso Nacional, está a bandeira nacional com 286m2. O mastro, de 100m de altura, é de autoria do arquiteto Sérgio Bernardes.

A FAB, a Marinha, o Exército Brasileiro, a Polícia Militar e o Corpo de Bombeiros do Distrito Federal se revezam na realização das cerimônias de substituição da Bandeira Nacional, que ocorre desde 1973.

Fotos: Cabo Feitosa/Cecomsaer

Compartilhar:

Leia também

Inscreva-se na nossa newsletter