Comandante da FAB visita Universidade Federal de Santa Maria

Tenente João Elias – Revisão: Major Alle

O Comandante da Força Aérea, Tenente-Brigadeiro do Ar Nivaldo Luiz Rossato, visitou, nessa terça-feira (14), o Centro Tecnológico da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Ele foi recebido pelo Reitor da UFSM, Paulo Afonso Burmann.

O objetivo foi conhecer todo o processo de geração de energia alternativa que se produz na UFSM para, futuramente, poder estabelecer uma parceria de conhecimentos aplicados de eficiência energética.

O Reitor fez uma explanação sobre a Universidade, os desafios e projetos e colocou-se à disposição para o desenvolvimento da parceria.

O Tenente-Brigadeiro Rossato pôde constatar “in loco” o monitoramento do consumo, níveis de amperagem, condições estruturais da rede e também o benefício do custo criado pela utilização de energia gerada por células fotovoltaicas.

Em abril deste ano, em viagem institucional, o Comandante da Força Aérea mostrou-se favorável à proposta da parceria de implantação do Sistema de Gestão da Energia na Guarnição de Aeronáutica de Santa Maria, em virtude do Protocolo de Intenções, sendo a NBR 50001 balizadora, no que couber, em todas as atividades relativas à implantação desse Sistema em ambas as Instituições Públicas.

A busca pela eficiência em todas as áreas de atuação é uma Diretriz permanente no âmbito da Força Aérea Brasileira (FAB) e, nesse contexto, destaca-se o Sistema de Gestão da Energia (SGE), por meio de um conceito que nasce a partir da constatação de que iniciativas isoladas de eficiência energética, mesmo se adotadas adequadamente na organização, não se perpetuam ao longo do tempo.

De forma geral, mudanças de tecnologia pontuais, sem o devido acompanhamento sistemático das organizações, não geram valor ou consistência ao longo do tempo.

Utilização do Potencial Tecnológico Ainda nesta terça-feira (14), no auditório do Diário de Santa Maria, o Comandante da Força Aérea participou do evento da criação da Sociedade dos Amigos das Forças de Defesa do Rio Grande do Sul (SOUDEFESA).

Mais de 50 representantes de entidades empresariais, Forças Armadas e universidades estiveram reunidos com o objetivo de promover o desenvolvimento econômico e social da cidade por meio do melhor uso do potencial tecnológico e de conhecimento concentrado em Santa Maria.

Fotos: ALA4 / FAB

Compartilhar:

Leia também

Inscreva-se na nossa newsletter