Novos sargentos temporários são incorporados à FAB

Aspirante Carlos Balbino e Major Alle

Formandos do Estágio de Adaptação de Praças (EAP) da Força Aérea Brasileira (FAB) participaram, na última quinta-feira (19), da Solenidade Militar alusiva ao encerramento do curso de formação de 2018 em diversos estados do país. Durante a cerimônia, os novos militares, integrantes do Quadro de Sargentos Convocados (QSCON), desfilaram e prestaram compromisso à Bandeira Nacional.

Santa Catarina (SC)

Em Santa Catarina (SC), a cerimônia de conclusão do estágio de adaptação ocorreu após 60 dias de curso e foi presidida pelo Comandante da Base Aérea de Florianópolis (BAFL), Tenente-Coronel Luiz dos Santos Alves. Ele parabenizou a garra e o empenho da turma formada por uma grande quantidade de mulheres.

“As Forças Armadas, desde a primeira guerra mundial, abarcam e absorvem uma parcela das mulheres brasileiras, as quais – eu não tenho a menor dúvida – têm o mesmo ardor pátrio, vontade e capacidade que qualquer um de nós. Dentro da caserna, nós sempre vamos tratar homem e mulher de forma igual, e respeitar as diferenças”, assegurou.

Ao término da solenidade, os nove formandos comemoraram a conquista com familiares e convidados no auditório do hangar de administração.

Guaratinguetá (SP)

Em São Paulo, a formatura dos novos sargentos temporários foi na Escola de Especialistas de Aeronáutica (EEAR) e contou com a presença de amigos e familiares dos militares.

O Comandante da EEAR, Brigadeiro do Ar Valdir Eduardo Tuckumantel Codinhoto, foi quem presidiu a cerimônia e fez o discurso. “Não consintam que o eco da vibração de agora seja diluído e caia no ostracismo. Mostrem, com trabalho e dedicação à instituição que os recebe de braços abertos, que a cada confiabilidade depositada na turma Falcões sempre viva nas missões que lhes forem atribuídas”, reforçou.

O destaque da turma, composta por 27 militares, foi o Sargento Iago Henrique Gonzaga Carlos, que já servia na EEAR – antes de passar para o QSCON – como soldado do Pelotão Contraincêndio.

“Nunca imaginei que esse momento chegaria. Hoje, realizo o sonho de me tornar sargento da FAB e de finalizar, com grande felicidade, em primeiro lugar da turma Falcões”, comentou o graduado emocionado após reafirmar o juramento de dedicar-se ao serviço da Pátria com o sacrifício da própria vida.

Boa Vista (RR)

Na Ala 7, em Boa Vista (RR), sete novos militares do Quadro de Sargentos Convocados prestaram o compromisso à Bandeira Nacional e receberam os certificados de conclusão de curso durante a cerimônia militar de formação do curso que contou com instruções sobre Chefia e Liderança, Legislação Militar, História da FAB, Segurança Militar, Sobrevivência, Combate Terrestre e Serviço de Saúde Operacional.

“Fomos desafiados, superamos obstáculos, atingimos objetivos e com determinação e garra vencemos as adversidades, que nos tornaram profissionais capacitados e competentes, engajados com o propósito de servir à pátria”, relatou o Sargento Antônio Valdex Araújo Teixeira, orador da turma.

Para ele, todos concluíram o curso com a certeza de terem se dedicado ao máximo durante o estágio de adaptação. “É chegada a hora de seguirmos nossa jornada, pondo em prática todo o conhecimento adquirido. Os valores foram incorporados com a convicção do sucesso em aplicá-los. Porém, o aprendizado é contínuo”, enfatizou. Comandantes das Organizações Militares da Aeronáutica local, instrutores, familiares e convidados acompanharam a solenidade presidida pelo Comandante do 1°/3° GAV, Tenente-Coronel Aviador Ricardo Bevilaqua Mendes.

Recife (PE)

Em Pernambuco (PE), o Serviço de Recrutamento e Preparo de Pessoal de Aeronáutica de Recife (SEREP-RF) realizou a formatura do Quadro de Sargentos Convocados (QSCON) no pátio do Terceiro Centro Integrado de Defesa Aérea e Controle de Tráfego Aéreo (CINDACTA III).

O evento, presidido pelo comandante do centro, Brigadeiro do Ar Walcyr Josué de Castilho Araujo, contou com a presença dos comandantes, chefes e diretores da Guarnição de Aeronáutica de Recife, além de convidados.

Na solenidade, os sargentos Dilliane Vieira de Albuerque, Robson Ferreira de Souza e Francelle Chaves Santos de Oliveira foram homenageados pelo desempenho padrão obtido durante as fases disciplinar, de exercício de campanha e de ordem unida.

O chefe do SEREP-RF, Coronel Júlio Cezar Pontes, parabenizou a dedicação dos formandos. “Lembre-se, em todos os instantes, de alinhar as suas ações com os pilares básicos e inabaláveis da nossa instituição: a hierarquia e a disciplina, e nas orientações precisas dos seus instrutores”, afirmou.

Rio de Janeiro (RJ)

No Rio de Janeiro, o Diretor de Administração do Pessoal, Major-Brigadeiro do Ar Mauro Martins Machado, deu as boas-vindas a mais de 180 sargentos durante a cerimônia de compromisso à Bandeira Nacional, realizada no Serviço de Recrutamento e Preparo de Pessoal da Aeronáutica (SEREP-RJ).

Os militares que vão exercer as funções de Arrumador, Cozinheiro, Enfermagem, Motorista, Motorista Bombeiro, Informática, Eletricista, Administrador e Obras vão compor o efetivo de diversas Organizações Militares do Estado.

Rio Grande do Sul (RS)

A formatura dos 19 novos sargentos, incorporados em Santa Maria, ocorreu na Alameda de Comando. Na cerimônia, o Comandante da Ala 4, Coronel Élison Montagner, proferiu palavras de incentivo aos mais novos integrantes da Força Aérea que a partir de agora se somam ao efetivo da Organização Militar.

“É importante ressaltar que esta data marca uma nova fase de suas vidas e, nessa jornada que hoje se inicia, outros desafios surgirão. Acreditem! Cada um de vocês possui os atributos e as habilidades exigidas para a transposição dos obstáculos que estão por vir”, enfatizou.

Compartilhar:

Leia também

Inscreva-se na nossa newsletter