Estágio em Curitiba debate boas práticas e ferramentas de prevenção

Cap Camila Bolzan, Ten  Jonathan Jayme e Cap Oliveira

O Quinto Serviço Regional de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (SERIPA V) realiza, no dia 6 de junho, o Estágio de Prevenção na Instrução Aérea (EPIA), no Segundo Centro Integrado de Defesa Aérea e Controle do Tráfego Aéreo (CINDACTA II), em Curitiba (PR). O objetivo do evento é proporcionar boas práticas e ferramentas voltadas para a prevenção da Aviação de Instrução, buscando aperfeiçoar o trabalho dos instrutores de voo, bem como melhorar o desempenho de alunos que se preparam para atuar na atividade aérea.

A iniciativa busca, ainda, mobilizar a comunidade aeronáutica da região para o debate de questões importantes para a segurança de voo, oferecendo informações que podem mudar comportamentos e preservar vidas humanas, além de indicar o caminho da profissionalização às futuras tripulações da aviação brasileira. As palestras, proferidas pelos investigadores do SERIPA, trazem temas que envolvem o panorama do Sistema de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (SIPAER), da aviação de instrução, aspectos psicológicos, processo de avaliação, briefing e debrifieng, além de estudos de caso.

O SERIPA V realizou um mapeamento de ocorrências aeronáuticas cujas informações motivaram a concepção do Estágio de Prevenção de Instrução Aérea.

Para participar do evento, os interessados podem acessar o endereço www.even3.com.br/epiactb2018. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (51) 3462-1333 ou pelo email previne.seripa5@fab.mil.br. O estágio é totalmente gratuito, mas o SERIPA V solicita a doação de alimentos não perecíveis, que serão destinados a entidades assistenciais, e serão recolhidos no momento do credenciamento no dia do evento.

Aviação de helicóptero

No dia 7 de junho, o SERIPA V promove o I Simpósio de Asas Rotativas da Região Sul. O evento acontece, também, no CINDACTA II. O objetivo é disseminar informações e conhecimentos sobre questões relacionadas à segurança de voo na aviação de helicóptero do Brasil. A programação prevê palestras e debates sobre a operação, treinamento e manutenção da segurança operacional da Aviação de Asas Rotativas.

O evento evidencia os seguintes temas: Panorama SIPAER na Aviação de Asas Rotativas, Psicologia na Aviação de Asas Rotativas, Influência Aerodinâmica em Ocorrências, Simulador de Voo de Helicóptero e Manutenção na Aviação de Asas Rotativas. Também será apresentado um estudo de caso sobre acidentes na Aviação de Helicóptero. As inscrições para o simpósio podem ser realizadas no endereço www.even3.com.br/encarctb2018.

 

Compartilhar:

Leia também

Inscreva-se na nossa newsletter