26 de Setembro, 2011 - 13:50 ( Brasília )

Aviação

F-22 Raptor – Após 4 Meses Reiniciam Voos


Nota Distribuída pela Lockheed Martin

O caça F-22 Raptor produzido pela Lockheed Martin retornou aos céus hoje (26 Setembro), para uma série de testes de voo, após 4 meses de proibição de vôo para toda a frota do caça. A proibição foi levantada pela USAF no dia 19  Setembro.

O avião que decolou esta manhã está sendo preparado para entrega à USAF. As datas de entregas e voos de testes estão sendo reposicionadas para em conjunto com as especificações e parâmetros de testes fornecidos pela USAF.  A linha de montagem não foi impactada pela proibição de voos. O ultimo F-22 a ser completado deverá sais da Linha de Montagem em Dezembro de  2011.

O F-22 Raptor é o primeiro caça de 5ª Geração e entrar em service no mundo. Os caças F-22  são baseados alternadamente nas bases de  Kadena Air Base, Japão, e  Andersen AFB, Guam, como parte de projeção de força na área do Pacífico.
 
O caça F-22 raptor é produzido pelo Team formado pelas empresas Lockheed Martin/Boeing

A Lockheed Martin é a contratista principal e a  Boeing Defense, Space & Securityfornece as asas, integração de avionicos e sistemas de treinamento.

Os planos originais incluíam a produção de cerca de 700 aeronaves. O longo ciclo de desenvolvimento, iniciado nos anos 80, e o seu alto custo, e a limitação de exportar o caça, colocou o limite de 187 aviões a serem produzidos.

O custo de cada unidade é difícil de ser mensurado mas acredita-se estar acima de 250 milhões de dólares.