04 de Abril, 2018 - 10:15 ( Brasília )

Aviação

Oficial-General da FAB assume Conselho Militar da Missão Permanente do Brasil na ONU

Militar atuará junto à Representação Permanente do Brasil na Conferência do Desarmamento

Maj Morais, Ten Cristiane dos Santos e Maj Alle

O Tenente-Brigadeiro do Ar Alvani Adão da Silva assumiu o cargo de Conselheiro Militar da Missão Permanente do Brasil junto à Organização das Nações Unidas (ONU) e demais Organismos Internacionais em Genebra. O Oficial-General recebeu o cargo do Almirante de Esquadra Elis Treidler Öberg no dia 28 de março.

A solenidade foi presidida pela Representante Permanente da Missão, Embaixadora Maria Nazareth Farani Azevedo. O evento contou, ainda, com a presença de membros do corpo diplomático brasileiro na Suíça, assim como conselheiros militares da Alemanha, França, Polônia, México e Japão.

O Escritório do Conselho Militar (ECM) é composto por militares brasileiros que atuam junto à Representação Permanente do Brasil na Conferência do Desarmamento (REBRADESARM) da ONU em Genebra. O organismo é vinculado ao Ministério da Defesa por meio da Chefia de Assuntos Estratégicos.

Dentre as atribuições do novo Conselheiro Militar, estão acompanhar as tratativas referentes ao desarmamento nuclear; o controle de armas de destruição em massa nucleares, biológicas e químicas; o controle de material físsil; o armamento convencional e a militarização do espaço exterior. Cabe ao Oficial-General, ainda, gerenciar e coordenar as tratativas junto ao corpo diplomático das diversas organizações existentes em Genebra.

A estrutura do Escritório é composta por um Conselheiro Militar e dois assessores. A primeira função é exercida por um Oficial-General do último posto das Forças Armadas, obedecendo ao sistema de rodízio entre Marinha do Brasil, Exército Brasileiro e Força Aérea Brasileira.

Fotos: ECM Genebra