Grupo Laçador encerra atualização do Plano de Defesa Antiaérea da Ala 3

Tenente João Elias

O Primeiro Grupo de Defesa Antiaérea (1º GDAAE), conhecido como Grupo Laçador, mobilizou parte de seu efetivo operacional de julho a setembro para a execução de atividades de campo, com a finalidade de realizar Reconhecimento e Escolha para Ocupação de Posições (REOP), com vistas à atualização do Plano de Defesa Antiaérea (PLANDAAE) da Ala 3, localizada em Canoas (RS).

O REOP validou os locais na Ala 3, onde serão instalados os meios antiaéreos necessários para o cumprimento da missão de Defesa Antiaérea do ponto sensível defendido, no caso de ativação do PLANDAAE.

Nas posições foram realizados testes de enlace de comunicações, utilizando o rádio Harris Falcon III, bem como executadas as medidas de levantamento no terreno necessárias à verificação da existência dos requisitos operacionais para eventual ocupação.

A atividade teve dupla aplicabilidade: preparo e emprego. Como parte do Programa de Instrução e Manutenção Operacional da Unidade, serviu como adestramento para as equipagens operacionais, por meio da execução das tarefas de levantamento no terreno, orientação e comunicações.

Por outro lado, o PLANDAAE é confeccionado visando ao emprego real: sua atualização é imprescindível para que se garanta a pronta resposta, em caso de acionamento da Defesa Antiaérea pelo Comando de Operações Aeroespaciais (COMAE).

Para o Sargento Émerson de Medeiros Silveira, a execução do REOP é de extrema importância para a confecção do PLANDAAE. “Podemos constatar, in loco, as adversidades apresentadas no terreno, as quais, em alguns casos, levam até a necessidade de se escolher outra posição”, concluiu.

Fotos: Capitão Renato Nagata – 1º GDAAE

Compartilhar:

Leia também

Inscreva-se na nossa newsletter