08 de Agosto, 2017 - 09:10 ( Brasília )

Aviação

FAB e prefeitura de SP assinam acordo para criação de museu no Campo de Marte


Evellyn Abelha

O Comando da Aeronáutica, por intermédio do Ministério da Defesa, assina nesta segunda-feira (07/08) um protocolo de intenções com a Prefeitura de São Paulo para a criação de um parque público e de um museu aeroespacial no Campo de Marte.

A formalização do protocolo prevê a cessão de uso de uma área a ser destinada ao uso público. O espaço tem cerca de 400 mil metros quadrados e corresponde a 20% da área total do Campo de Marte (em azul no mapa).

“O grande propósito, neste acordo com a Prefeitura de São Paulo, é o de usar essa área para o bem social. Por isso, o Comando da Aeronáutica sempre se mostrou favorável à cessão de uso com um produtivo encargo em contrapartida. Assim, o município edifica para a sociedade um museu aeroespacial.

Não é um museu da FAB, nem de empresa pública ou particular. É um museu para a cidade, para o estado e para o país, gerando emprego e capacidades, assim como o novo parque, um dos maiores da região metropolitana", explicou o Chefe do Gabinete do Comandante da Aeronáutica, Major-Brigadeiro do Ar Marcelo Kanitz Damasceno.

A expectativa é de que o parque possa ser utilizado para atividades esportivas, culturais e de recreação, além de receber a visita de moradores e turistas. Com cerca de 30 mil metros quadrados, o museu deverá contar com um grande acervo de aviões, fotos, publicações e relíquias da história da indústria e de personagens da aviação brasileira.

A previsão é de que a partir da assinatura do protocolo em, no máximo, 90 dias, haja a formalização do termo de cessão da área e o lançamento das pedras fundamentais do parque e do museu.

FAB e Prefeitura de SP assinaram acordo para criação de parque e museu aeroespacial¹


Nesta segunda-feira (07/08), foi assinado na capital paulista o protocolo de intenções entre o Comando da Aeronáutica, por intermédio do Ministério da Defesa, e a Prefeitura de São Paulo.

A formalização do documento disponibiliza uma área cedida pela Força Aérea Brasileira (FAB) para a criação de um parque e de um museu aeroespacial no Campo de Marte (SP). A área destinada será para uso público e conta com cerca de 400 mil metros quadrados e corresponde a 20% da área total do aeroporto, situado na zona norte da capital.

A cerimônia de assinatura contou com a presença de autoridades civis e militares. O Presidente da República, Michel Temer, destacou em seu discurso a conquista do espaço no Campo de Marte e convidou as empresas a colaborarem com o projeto. “O ato assinado hoje é uma conquista histórica. Convido a iniciativa privada a colaborar com esse feito que será orgulho de todos nós brasileiros,” acrescenta.

O prefeito de São Paulo, João Doria, também destacou que o dia de hoje ficará na história da cidade. “O Comando da Aeronáutica trabalhou muito para que essa área fosse cedida para a cidade. Esse será o centésimo oitavo parque que São Paulo sediará. A partir de hoje esse documento nos permite acesso para começarmos os trabalhos”, enfatizou.

A expectativa é de que o parque possa ser utilizado para atividades esportivas, culturais e de recreação, além de receber a visita de moradores e turistas. Com cerca de 30 mil metros quadrados, o Museu “Santos Dumont” deverá contar com um grande acervo de aviões, fotos, publicações e relíquias da história da indústria e de personagens da aviação brasileira.

O projeto estava há três anos sendo analisado pela Aeronáutica. O Comandante do Quarto Comando Aéreo Regional (IV COMAR), Major-Brigadeiro do Ar, Luis Roberto do Carmo Lourenço, disse que essa será mais uma opção de cultura, lazer e esporte. “Essa é uma conquista tanto para a sociedade paulistana quanto para os turistas”.

A partir da assinatura do protocolo em, no máximo, 90 dias, haverá a formalização do termo de concessão da área e o lançamento das pedras fundamentais do parque e do museu.

Localização

A localização do Campo de Marte é uma das maiores apostas para o sucesso do novo museu. Vizinho ao parque Anhembi, local que recebe mais de 30% das principais feiras e eventos de negócios do Brasil, o novo museu estará a dois quilômetros de uma estação de metrô e do terminal rodoviário do Tietê. O Museu ficará próximo à Marginal Tietê e à Avenida Santos Dumont, vias que ligam as zonas Leste e Oeste, e Norte e Sul da capital paulista. São 24 quilômetros até o Aeroporto Internacional de Guarulhos e 16 até o de Congonhas.

 

FAB doa um helicóptero e um avião para a Universidade Federal do ABC²


A Força Aérea Brasileira (FAB) doou duas aeronaves para a Universidade Federal do ABC (UFABC), no dia 26 de julho, em cerimônia realizada no Campus São Bernardo do Campo (SP). Foram entregues um helicóptero Bell H-1H e um avião turboélice Bandeirante.

O evento contou com a presença do Diretor do Parque de Material Aeronáutico de São Paulo (PAMA-SP), Brigadeiro do Ar Marcio de Calazans Braga; do Prefeito de São Bernardo do Campo, Orlando Morando; do reitor da UFABC, Klaus Capelle; e do fundador da EMBRAER, Ozires Silva.

As duas aeronaves serão utilizadas em exibição pública e em apoio à pesquisa e à formação no curso de Engenharia Aeroespacial da UFABC. Com o equipamento, os novos engenheiros aeroespaciais estarão aptos à uma atuação mais ampla e especializada na indústria aeroespacial.

A universidade completou 10 anos em 2016 e é uma das primeiras brasileiras a oferecer uma graduação em Engenharia Aeroespacial. Os laboratórios específicos do curso, no entanto, ainda careciam de equipamentos importantes e de difícil aquisição, como aeronaves reais, que possibilitam que os alunos conheçam sistemas e aspectos práticos de conteúdos como aerodinâmica, estruturas, sistemas de propulsão e instrumentação.

“A instalação dessas aeronaves elevará o nível de nossos cursos, além de colocar a nossa universidade na constelação das instituições de ensino que têm essa classe de instalações – um restrito e privilegiado grupo de universidades", comemorou o Diretor do Centro de Engenharia, Modelagem e Ciências Sociais Aplicadas da UFABC, Annibal Hetem Junior.


¹por Ten Raquel Alves; ²por Tenente Felipe Bueno
Fotos: Cb Mazzoni / IVCOMAR e PAMA-SP
Agência Força Aérea