FAB capacita civis e militares em evacuação aeromédica

Tenente Felipe Bueno

A Força Aérea Brasileira (FAB) capacitou 31 militares e civis em evacuação aeromédica. O Curso de Capacitação em Evacuação Aeromédica (CCEVAM), organizado pelo Hospital de Aeronáutica de Belém (HABE), foi realizado de 12 a 14 de junho nas dependências da Ala 9 e contou com oficiais e graduados do HABE, além de um capitão médico da Marinha, dois socorristas do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) e dois estudantes do curso de medicina do Centro Universitário do Estado do Pará (CESUPA).

As instruções teóricas foram realizadas pelo Brigadeiro Eduardo Serra Negra Camerini, idealizador do curso, ex-diretor do HABE e atual diretor do Departamento de Saúde e Assistência Social do Ministério da Defesa, em Brasília, além do Major Fábio Luis Ridão Valentin, do Primeiro Serviço Regional de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (SERIPA I) e da Tenente Kelly Layla Guterres, do HABE.

Já as instruções práticas foram realizadas pelo Sargento Marcos Aurélio Ferreira, do Esquadrão Falcão (1º/8º GAV), e pelo Sargento Joelson dos Santos Ferreira, do Esquadrão Tracajá (1° ETA).

Uma novidade dessa edição foi a instrução de rapel em aeronave para prestação de primeiros socorros, além das situações já praticadas anteriormente: o transporte de vítimas em estivas, a retirada de vítimas obesas por escadas e as simulações em réplicas de aeronaves em situações de risco.

Durante a cerimônia de entrega dos certificados, o Brigadeiro Camerini comemorou o entusiasmo dos alunos no treinamento. “Adoro ver o resultado de mais uma turma. E nós pretendemos continuar perpetuando as coisas boas como este curso”, finalizou.

Fotos: HABE / FAB

Compartilhar:

Leia também

Inscreva-se na nossa newsletter