13 de Junho, 2017 - 09:30 ( Brasília )

Aviação

Esquadrilha da Fumaça realiza apresentação histórica em Bauru (SP)

Voo com réplica da aeronave 14 Bis ocorreu durante 3º Arraiá Aéreo, realizado pelo Astronauta Marcos Pontes

Aspirante Aline Fuzisaki


Motivar jovens para a educação por meio da ciência, da tecnologia e da aviação. Esse foi o objetivo da 3ª edição do Arraiá Aéreo, que aconteceu nos dias 10 e 11 de junho, no Aeroclube de Bauru (SP). Com o tema Inspirando Gerações, o evento celebrou o 11º aniversário da Missão Centenário, que levou ao espaço o Astronauta Marcos Pontes, Tenente-Coronel da reserva da Força Aérea Brasileira (FAB).

Quem compareceu pode conferir mais de 60 atrações, como palestras sobre profissões, oficinas de mecânica e robótica, além de acompanhar o pouso dos paraquedistas das equipes Falcões, da FAB, e Cometas, do Exército Brasileiro, e visitar exposições de aeronaves civis e militares.



O evento também contou com diversas barracas de comida típicas e apresentações musicais. Mas o público não tirou mesmo os olhos do céu, que estava azul e limpo, oferecendo as condições ideais para o show mais aguardado da festa no domingo: a apresentação do Esquadrão de Demonstração Aérea (EDA), conhecido como Esquadrilha da Fumaça.

“Bauru tem uma história com a aviação muito grande, principalmente com os planadores, com o Astronauta, então, a Fumaça estar presente neste evento, que está se tornando uns dos maiores do Brasil, junto com a Força Aérea Brasileira, cria a oportunidade de termos contato mais intenso com o público, mais próximo do que em outros tipos de shows aéreos”, afirmou o Comandante da Esquadrilha da Fumaça, Tenente-Coronel Líbero Onoda Luiz Caldas.

E por falar em história, foi durante a apresentação da Fumaça que passado e presente se encontraram, quando uma réplica do 14 Bis voou juntamente com as aeronaves da Esquadrilha, em um rasante que encerrou o show aéreo.

A Fumaça retornou a Bauru após sete anos e trouxe uma novidade: a participação do primeiro piloto bauruense a integrar a Esquadrilha, o Capitão Nilson Rafael Oliveira Gasparelo.



A apresentação durou cerca de 50 minutos e encantou o público presente. “Eu fiquei emocionada com o que vi. Realmente, é algo incrível”, relatou Fernanda Pires, sobre as acrobacias da Esquadrilha. Após o pouso, os pilotos da Fumaça distribuíram autógrafos e tiraram fotos com o público.

De acordo com estimativa da organização do evento e informações da Polícia Militar de Bauru, cerca de 100.000 pessoas compareceram nos dois dias de festa, superando as expectativas. A entrada era gratuita, mas o público colaborou doando 1kg de alimento.

Segundo Edson Mitsuya, diretor de operações da Fundação Astronauta Marcos Pontes, toda a arrecadação será destinada a entidades assistenciais da cidade. “O evento teve um caráter filantrópico, por isso, nós solicitamos que a população doasse alimentos. Além de inspirar gerações, nós também queremos inspirar boas ações”, explicou.



O 3º Arraiá Aéreo foi uma realização
conjunta da Fundação Astropontes e a Prefeitura de Bauru, em parceria com as Forças Armadas e Forças Auxiliares. Mitsuya destacou a participação da FAB no evento e agradeceu o apoio recebido. “Em nome da nossa instituição e do Astronauta, eu quero agradecer imensamente o apoio de todos os envolvidos, mas, principalmente, o apoio da Força Aérea Brasileira. Não temos palavras para dizer o quanto somos gratos. Muito, muito obrigado”, concluiu.

Fotos: Cabo André Feitosa