Saab amplia a consciência situacional no Aeroporto de San Francisco

A Saab, empresa de defesa e segurança, anunciou a implantação de sua plataforma ASSC (Airport Surface Surveillance Capability) no Aeroporto Internacional de San Francisco (SFO), pelo FAA (Federal Aviation Administration).

O Aeroporto de San Francisco é o 36º do Sistema do Espaço Aéreo Norte-americano – NAS (National Airspace System) a implantar a plataforma ASSC, fornecida pela Saab, que oferece aos controladores de tráfego aéreo operando na torre de controle, ampla consciência situacional na superfície do aeroporto, contribuindo para o aumento dos níveis de segurança e da eficiência na movimentação das aeronaves e dos veículos no aeroporto.  

“A Saab está comprometida com a permanente melhoria da segurança e da eficiência na aviação. Vemos, na implantação da plataforma ASSC no Aeroporto de San Francisco, mais um grande passo na direção deste objetivo e estamos ansiosos para ampliar este programa a outros aeroportos do Sistema do Espaço Aéreo Norte-americano”, afirmou Mike Gerry, executivo da divisão de Produtos de Gestão de Tráfego Aéreo da Saab.

O Aeroporto de San Francisco é o primeiro de oito aeroportos a receber a plataforma ASSC, conforme planejamento do FAA, e engloba diferentes sistemas fornecidos pela Saab – multilateração, lógica de segurança para detecção e alerta de conflito, estações de trabalho para os controladores de tráfego aéreo e funcionalidades de gravação e reprodução. A plataforma ASSC processa dados gerados com a tecnologia ADS-B (Automatic Dependent Surveillance – Broadcast), bem como informações fornecidas por outros sensores, de forma a produzir uma visão global e integrada das pistas de pouso e de táxi do aeroporto.

Adicionalmente, a flexibilidade inerente à arquitetura da plataforma ASSC permite sua futura integração a outros recursos dedicados ao aumento da segurança na superfície do aeroporto, como o RWSL (Runway Status Lights), além da distribuição de suas informações sobre os movimentos na superfície do aeroporto a outros sistemas e usuários aprovados.

Compartilhar:

Leia também

Inscreva-se na nossa newsletter