FAB reforça equipe com 40 novos militares especialistas SAR

Ten João Elias

A Força Aérea Brasileira ampliou sua capacidade de atuação em busca e salvamento com a formatura de 40 novos militares especializados na área. Após três meses, eles finalizaram a edição deste ano do curso SAR (do inglês, Search And Rescue). A formatura foi realizada na última semana (07/12), na Base Aérea de Campo Grande (BACG), e contou com a presença do Comandante da Segunda Força Aérea (II FAE), Brigadeiro do Ar Roberto Ferreira Pitrez.

Ministrado pelo Esquadrão Aeroterrestre de Salvamento (PARA-SAR), o curso iniciou com 64 alunos inscritos. Os militares são graduados e oficiais oriundos de diversas unidades da FAB em todo o País, além de contar com um representante da Polícia Militar do Estado do Mato Grosso.

Os alunos participaram de instruções em diversos ambientes. Após um nivelamento tático, em Pirassununga (SP), iniciaram a fase de montanha, com atividades que envolveram rapel, marchas e tirolesa, culminando com a escalada do pico Cuzcuzeiro, localizado na cidade.

A fase de operações helitransportadas, no Rio Janeiro (RJ), exigiu um grande esforço dos alunos. Ao longo de cinco dias, foram realizados 168 içamentos, 126 rapeis e 84 fast rope (técnica de desembarque rápido em que o combatente apenas calça luvas e agarra-se ao cabo que o conduz do helicóptero ao solo).

Na etapa de mar, os militares participaram de um teste de sobrevivência no qual permaneceram três dias em um bote na praia do Forte Imbuhy, em Niterói (RJ). Posteriormente, em Campo Grande (MS), foi ministrado o Estágio Teórico de Busca e Salvamento (ETBS) e o curso de Técnica de Socorro e Manutenção da Vida (TSMV), que tiveram participação de instrutores do Esquadrão Pelicano (2°/10° GAV) e do Corpo de Bombeiros do Mato Grosso do Sul.

Já no Campo de Provas Brigadeiro Velloso (CPBV), na Serra do Cachimbo, Sul do Pará, ocorreu o módulo de vida na selva e operações de Busca e Salvamento em Combate (C-SAR, do inglês, Combat – Seach And Rescue), em que foram ministradas oficinas sobre abrigos, armadilhas e obtenção de alimentos. Durante cinco dias, os alunos permaneceram na mata isolada, a fim de serem treinados para desenvolver técnicas de resgate em combate.

“O curso capacitou os militares para cumprir a missão de busca e salvamento, além de busca e salvamento em combate, com todo o embasamento com táticas, técnicas e procedimentos SAR e C-SAR. Desta forma, cabem aos alunos aperfeiçoarem o que aprenderam a fim de empregarem o conhecimento nas diversas equipes de resgate em que atuarão nas unidades espalhadas pelo Brasil”, comentou o coordenador do curso, Capitão de Infantaria Igor Duarte Fernandes.

Os militares receberam o brevê e o gorro laranja, que são símbolos da atividade. Durante a cerimônia, o Tenente Aviador Aron Matheus Ferreira Martines, pertencente ao Esquadrão Harpia (7°/8° GAV), recebeu uma placa de homenagem por ter sido considerado aluno destaque do curso.

Em Belém, Primeiro Comando Aéreo Regional forma 182 novos soldados¹

O Primeiro Comando Aéreo Regional (I COMAR), localizado em Belém (PA), realizou na última sexta-feira (09/12) a formatura de 182 novos soldados. A cerimônia também marcou a comemoração pelo Dia da Infantaria da Aeronáutica.

Na ocasião, os novos soldados da Força Aérea prestaram compromisso à Bandeira Nacional e receberam os distintivos das mãos dos familiares. A solenidade foi finalizada com o desfile da tropa sob a canção da Infantaria da Aeronáutica.

O Soldado Edson Rocha Gonçalves, primeiro colocado da turma e eleito "soldado padrão", recebeu o certificado e uma lembrança pela conclusão do curso do Comandante do I COMAR, Major-Brigadeiro do Ar Carlos Minelli de Sá.  “Consegui ficar em primeiro lugar com esforço, luta e fé. Pretendo seguir a carreira militar. Quero entrar na Academia da Força Aérea e ser Tenente Aviador”, afirmou o Soldado Edson sobre seus planos para o futuro.

A mãe do militar, Michelle Gonçalves, considerou a formatura do filho uma conquista. “Estou muito orgulhosa, pois é mérito dele. Ele estudou para isso e com certeza vai longe”, disse.

Durante discurso, o Major-Brigadeiro Carlos Minelli parabenizou os novos soldados e destacou a importância do trabalho que será desenvolvido dentro da Força Aérea. “Não se acomodem e continuem a elevar as suas capacitações profissionais e pessoais buscando sempre voos cada vez mais altos e seguros”, disse o comandante do I Comar após cumprimentar todos os 182 novos soldados.

¹por Ten Iris Vasconcellos

Matéria Relacionada

PARA-SAR: A Tropa de Elite da Força Aérea Brasileira 2013 DefesaNet Link


 

Compartilhar:

Leia também

Inscreva-se na nossa newsletter