08 de Dezembro, 2016 - 10:00 ( Brasília )

Aviação

CENIPA disponibiliza Sumário Estatístico de helicópteros

Publicação contém dados referentes ao período de 2006 a 2015

Ten Flavio Nishimori

Com a finalidade de atender à demanda de informações estatísticas de ocorrências com helicópteros, e de aprofundar dados disponíveis, o Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos disponibilizou, por meio da Assessoria de Estatística, o Sumário Estatístico de Helicópteros.

A publicação possibilita análises mais completas, embasadas em dados reais do segmento e pode ser acessada no endereço eletrônico:
http://www.cenipa.aer.mil.br/cenipa/Anexos/sumario_helicopteros.pdf.

Segundo o Chefe do CENIPA, Coronel Aviador Frederico Alberto Marcondes Felipe, “a edição do Sumário coloca à disposição da comunidade aeronáutica, e da sociedade brasileira, valiosas informações relacionadas aos acidentes ocorridos, permitindo a absorção de conhecimentos e análise de tendências”, disse.

O documento apresenta expressivo número de ocorrências de acordo com a região do país, fases de voo, modelos de aeronave, fatores contribuintes, fatalidades, entre outros. Os dados compreendem o período de 2006 a 2015.

Para o piloto Uberacy Tottoli da Silva, da Associação Brasileira dos Pilotos de Helicópteros (Abraphe), “a aviação de helicópteros possui características particulares e, por isso, o Sumário Estatístico se torna fundamental para uma análise criteriosa das ocorrências aeronáuticas. A compreensão dos fatores contribuintes, contabilizados e estruturados nos padrões estatísticos, permitirá melhor eficiência e eficácia na prevenção de acidentes", afirmou.

Asas Rotativas - O Brasil é atualmente um dos maiores operadores de helicópteros do mundo. Só na cidade de São Paulo, onde há maior concentração de tráfego, são registrados cerca de 2.200 pousos e decolagens, por dia, e 411 helicópteros registrados, segundo levantamento da Associação Brasileira dos Pilotos de Helicóptero (Abraphe).