Rússia apresenta caça de quinta geração, o Sukhoi T-50

A Rússia apresentou ao público nesta terça-feira pela primeira vez o Sukhoi T-50, o novo caça-bombardeiro de quinta geração desenvolvido em conjunto com a Índia, por ocasião do salão aeronáutico internacional Maks.

Pela primeira vez em mais de 20 anos, um novo avião de caça russo subirá aos céus diante do público no Salão Internacional Aeroespacial de Moscou, o MAKS-2011. Será a demonstração do protótipo do modelo de combate Sukhoi T-50.

O fato de que a Rússia exibirá sua quinta geração da caças pela primeira vez é, para os especialistas e economistas, um atestado da sobrevivência de uma importante indústria militar aeroespacial, depois de duas décadas de imensos cortes no orçamento da defesa. A indústria aeroespacial russa teve de sobreviver com o que podia ganhar no estrangeiro, principalmente no florescente mercado asiático, particularmente na China e na Índia. O T-50, a joia da coroa militar aeroespacial russa, também envolve a Índia, que fabricará um derivado para sua própria Força Aérea.

"O T-50 é uma nova base de desenvolvimento de aviões de nova geração não apenas para a Aeronáutica russa, mas também para a Índia", declarou o presidente da Corporação Russa de Construção Aeronáutica (OAK), Mikhail Pogosian, durante a abertura do salão.

O T-50, um dos eixos do programa de modernização das Forças Armadas russas, pode atingir um mercado de 1.000 aparelhos, em sua maioria destinados à exportação, de acordo com Pogosian.

com Diário da Rússia

Compartilhar:

Leia também

Inscreva-se na nossa newsletter