31 de Maio, 2016 - 09:30 ( Brasília )

Aviação

Boeing vence contrato de € 2.600 milhões no Reino Unido

O governo de David Cameron deverá entregar aos norte-americanos a construção e manutenção de 50 helicópteros Apache, avança o jornal britânico. O anúncio deverá ser feito dentro de um mês

Paulo Zacarias Gomes
Jornal de Negócios - Portugal


A fabricante norte-americana de aviões Boeing deverá sair vencedor da concorrência para o fornecimento de 50 aeronaves (helicópteros de ataque) ao Ministério da Defesa britânico (MoD), informou no fim-de-semana o jornal inglês The Telegraph.

Em pauta está um contrato de 2,6 mil milhões de euros para o fabricação e manutenção de helicópteros Apache.

Pelo caminho terão ficado os italianos da Leonardo Finmeccanica, que também estavam na concorrência. O anúncio da entrega da encomenda aos norte-americanos só deverá ser feito em Julho.

O jornal acrescenta que o preço competitivo apresentado pela Boeing foi favorecido pelo fato de o fabricante ter em curso uma grande encomenda de helicópteros Apache para Força Aérea dos EUA (USAF), onde será acomodada agora a capacidade a vender ao Reino Unido.

O Reino Unido compromete ao longo dos próximos cinco anos o equivalente a 2% do PIB com o programa de defesa da Aliança Atlântica (OTAN), refere a mesma agência.

Tanto a Boeing como o Ministério da Defesa britânico, contatados pela Reuters, ainda não reagiram à notícia. As ações da Leonardo Finmeccanica caem 0,82% para 10,84 euros em Milão.