13 de Novembro, 2015 - 10:30 ( Brasília )

Aviação

Mitsubishi realiza teste do 1º avião comercial e deve competir com a Embraer


O primeiro avião comercial a jato do Japão, o Mitsubishi Regional Jet, completou seu teste inaugural sem problemas nesta quarta-feira, depois de sucessivos adiamentos. A aeronave foi projetada para voos de curta distância, um segmento de mercado no qual deve competir com a brasileira Embraer e a canadense Bombardier.

O Mitsubishi Regional Jet foi desenvolvido por uma subsidiária da Mitsubishi Heavy Industries, e decolou no aeroporto de Nagoya, voando em um céu quase sem nuvens. Ele virá em duas versões, com capacidade para 70 e 90 passageiros - os valores são de US$ 46,3 e US$ 47,3 milhões, respectivamente.

Entre os investidores minoritários do projeto está a Toyota Motor, e uma série de outras empresas japonesas estão fornecendo as peças para a fabricação. O primeiro voo inaugural da aeronave deveria ter sido realizado há mais de 5 anos, mas o programa sofreu uma série de atrasos.

A Mitsubishi já tem o compromisso de entregar sua primeira aeronave em 2017 para a All Nippon Airways. A companhia aérea encomendou 15 aviões, e pretende comprar mais 10.