19 de Agosto, 2015 - 13:40 ( Brasília )

Aviação

GE CELMA previsão ano recorde com novos clientes

A GE CELMA é uma das principais unidades de revisão e manutenção de motores aeronáuticos da GE no mundo.



A GE CELMA, uma das principais unidades de revisão e manutenção de motores aeronáuticos da GE no mundo, alcançou conquistas significativas no primeiro semestre de 2015. Além de figurar no ranking das “20+” da Secretaria de Comércio Exterior (SECEX/MDIC), que contém as maiores exportadoras brasileiras no primeiro trimestre deste ano, a companhia ampliou sua atuação ao desembarcar no continente asiático.

Em maio deste ano, a GE Celma entregou o primeiro motor GEnx revisado na unidade de Petrópolis (RJ) para a Índia. A manutenção da turbina – cujo modelo é o maior e mais avançado já produzido pela GE – foi realizada para a Air India e a qualidade do trabalho feito em solo brasileiro foi comprovada no aeroporto de Mumbai, com um rigoroso teste do motor na asa de uma aeronave da operadora indiana.

“A criação deste novo mercado mostra que o plano de expansão da GE CELMA foi bem estruturado e trará os resultados esperados. Até 2020, investiremos US$ 100 milhões, o que inclui a meta de atingir a capacidade de revisão de 500 motores aeronáuticos de grande porte por ano, fazendo com que a CELMA cresça 25%”, antecipa Júlio Talon, presidente da GE Celma. Para 2014, a CELMA espera revisar 400 motores de grande porte. “Se a previsão se confirmar, teremos nosso melhor ano de atuação no Brasil, mesmo diante das adversidades financeiras”.

A partir do primeiro GEnx enviado para a Ásia, outros três motores revisados na GE CELMA fizeram o trajeto Petrópolis x Ásia, tendo desembarcado na Jordânia e novamente na Índia. O êxito é consequência do plano de ampliação da capacidade operacional da companhia, iniciado em 2007. Até 2020, a empresa pretende atingir a capacidade de revisão de 500 motores aeronáuticos de grande porte por ano, fazendo com que a Celma cresça 25%.

Outro marco expressivo foi o envio, em junho, dos dois primeiros motores fabricados em Petrópolis para a China. O modelo CF34-10A será usado no avião ARJ21, da companhia estatal COMAC. A produção das turbinas chinesas começaram neste ano e não param, já que a terceira unidade já está em linha de montagem na fábrica petropolitana. A qualificação da GE CELMA para manufatura do modelo 10A vem do trabalho realizado nos últimos quatro anos com o motor CF34-10E, que são fornecidos para a EMBRAER e atualmente equipam as aeronaves dos modelos 190 e 195.

“Quando iniciamos a produção do modelo CF34-10E, sabíamos que o êxito do projeto significaria outros trabalhos para a GE CELMA. A companhia tem agora a oportunidade de provar sua excelência também na montagem de novas turbinas”, avalia Julio Talon.

Entre as maiores exportadoras

Ao longo dos últimos anos, a GE CELMA se consolidou como uma das maiores exportadoras de serviços do Brasil. A companhia ocupa a 15ª posição no ranking das “20+” e, de acordo com dados da Secretaria de Comércio Exterior (SECEX/MDIC), apenas oito empresas listadas registraram, em 2015, número superior ao de 2014. Nos três primeiros meses deste ano, a GE Celma ampliou o volume de exportações em aproximadamente 44,5% na comparação com o mesmo período do ano passado.

“Hoje, somos uma das principais oficinas de reparo e manutenção de motores aeronáuticos da GE no mundo e é um orgulho estar entre os principais exportadores do País”, comemora Talon. “A importância das operações em Petrópolis (RJ) para a cadeia produtiva global da GE Aviation é refletida nos números: cerca de 90% a 95% do trabalho realizado pela Celma é voltado para a exportação”, complementa.

Parte do resultado de US$ 433,4 milhões em exportações no trimestre é fruto dos contratos da GE Celma ao segmento aeronáutico da Ásia. A conquista deste novo mercado corrobora a estratégia de desenvolvimento da companhia, cuja expectativa de crescimento para este ano é de 10% a 15%. Já em 2014, a companhia registrou o melhor ano de sua história, com recorde de produção, quando foram revisados 360 motores de grande porte.