13 de Agosto, 2015 - 09:25 ( Brasília )

Aviação

EUA iniciam ataques aéreos tripulados contra Estado Islâmico a partir da Turquia

Turquia não planeja enviar tropas à Síria, diz governo

Os Estados Unidos lançaram seu primeiro ataque aéreo tripulado contra alvos do Estado Islâmico a partir da base de Incirlik, na Turquia, nesta quarta-feira, disseram forças militares norte-americanas.

A coalizão liderada pelos EUA havia lançado missões com aeronaves não tripuladas contra os militantes neste mês a partir da base, informou o comando da força-tarefa conjunta em comunicado.

Jatos de caça turcos não estiveram envolvidos nos ataques tripulados nesta quarta-feira, segundo fontes de segurança da Turquia.

Os turcos concordaram no mês passado em abrir suas estrategicamente importantes bases à coalizão liderada pelos EUA, uma grande mudança de postura após anos de relutância em assumir uma papel na linha de frente contra combatentes do Estado Islâmico perto de sua fronteira.

Mas, mesmo assim, Ancara tem resistido em assumir um papel principal na luta contra os militantes, que controlam partes dos vizinhos Síria e Iraque, citando temores de retaliação.

Em julho, a Turquia lançou ataques aéreos contra os militantes na Síria pela primeira vez.
 

Turquia não planeja enviar tropas à Síria, diz governo

ISTAMBUL  - A Turquia não pretende destacar tropas terrestres para combater na Síria o Estado Islâmico, apesar de essa opção permanecer sobre a mesa, disse o ministro de Relações Exteriores turco, Melvut Cavusoglu, em entrevista a uma rede de TV nesta quinta-feira.

"Neste momento, nenhuma força terrestre está prevista, mas no futuro o que for necessário para combater o Estado Islâmico --incluindo operações por terra-- deve ser feito, essa é minha opinião pessoal", disse Cavusoglu à HaberTurk TV.