31 de Julho, 2015 - 14:00 ( Brasília )

Aviação

Índia e Rússia assinam contrato e vão seguir desenvolvendo caça FGFA


Rússia e Índia iniciarão a próxima etapa do desenvolvimento conjunto do caça de quinta geração FGFA depois de assinarem um contato para a fase de fabricação industrial, afirmou o ministro da Defesa da Índia, Manohar Parrikar.

"A etapa preliminar deste projeto foi concluída em junho de 2013, e a nova começará depois da assinatura de um contrato para a passagem da criação à fase da fabricação industrial", respondeu o ministro, indagado por deputados no parlamento de seu país.

O presidente da Corporação Aeronáutica Russa (OAK), Yuri Sliusar, ao comparecer ao salão de aviação Aero India 2015, em fevereiro, disse que o início da etapa industrial do caça de quinta geração pode começar em 2015.

O PAK FA (Sukhoi T-50), conhecido na Índia como FGFA (aeronave de combate de quinta geração, na sigla em inglês), é um avião tático com características únicas que combinas as funções de aviões de caça e ataque. Seu projeto inclui a utilização de tecnologia furtiva (stealth).

Segundo planos da Força Aérea da Rússia, a fabricação em série do T-50 deve começar em 2016. Atualmente, apenas os Estados Unidos possuem caças de quinta geração: o F-22 e o F-35.