Etihad Flight College encomenda jatos Phenom da Embraer

English version

A Embraer Aviação Executiva anunciou hoje que a Etihad Flight College, subsidiária integral da Etihad Airways, companhia aérea nacional dos Emirados Árabes Unidos, firmou um acordo de compra de quatro jatos Phenom 100E, com opções para mais três aeronaves do mesmo modelo.

Considerando preços atuais de lista, o negócio está avaliado em cerca de USD 30 milhões, se todas as opções forem exercidas. As entregas do Phenom 100E para o Etihad Flight College terão início no primeiro trimestre de 2016.

A entrega dos quatro novos jatos Phenom 100E elevará para 20 o número de aeronaves da frota de treinamento da companhia aérea, que atualmente é composta por 16 monomotores.

“Estamos entusiasmados com a escolha do Phenom 100E pela Etihad Flight College”, disse Marco Túlio Pellegrini, Presidente & CEO da Embraer Aviação Executiva. “O Phenom 100E tem provado ser a aeronave ideal para treinamento de pilotos de jato, com sua avançada tecnologia na cabine de comando, seu alto desempenho e alta confiabilidade, com baixo custo operacional.”

“Como companhia aérea nacional dos Emirados Árabes Unidos, é vital para nós estabelecer uma área de treinamento para apoiar o aprendizado e desenvolvimento de uma força de trabalho local, ao mesmo tempo em que também oferecemos uma fonte de pilotos bem treinados e altamente capacitados para nossas operações crescentes”, disse Richard Hill, Chefe de Operações da Etihad Airways. “A tecnologia, desempenho e confiabilidade no padrão da aviação comercial qualificam perfeitamente o Phenom 100E como plataforma inicial de treinamento para preparar nossos cadetes para operação em linhas aéreas.”

Localizado em Al Ain, o Etihad Flight College é a primeira organização no mundo a utilizar aeronaves multimotor na principal fase do programa de treinamento e fornece anualmente capacitação para até 120 cadetes, tanto do país e quanto do exterior.

Etihad Flight College

O Etihad Flight College, academia de treinamento de padrão mundial baseada no aeroporto internacional de Al Ain, nos Emirados Árabes Unidos, agora está autorizada a realizar o programa de treinamento de Licença de Piloto de Tripulação Múltipla (LPTM), do inglês Multi Crew Pilot Licence (MPL), sendo certificada como Organização Aprovada para Treinamento pela autoridade de aviação dos Emirados, GCAA (General Civil Aviation Authority).

O programa de treinamento LPTM provê alunos com as competências essenciais exigidas de um piloto de linha aérea no atual mercado de aviação, que está em constante evolução.  O programa se concentra no treinamento relevante e específico ao operador, em vez do modelo tradicional de treinamento baseado em desempenho, em formato genérico.  Isso forma pilotos não só com habilidades para voar uma aeronave moderna no mais alto padrão exigido, mas também com as competências e atitudes exigidas de um piloto profissional.

Estabelecida após a aquisição da divisão de asa fixa da Horizon International Flight Academy de Mubadala, em setembro de 2014, o Etihad Flight College vai treinar até 200 cadetes dos Emirados e de outros países anualmente. A Etihad Airways atualmente emprega mais de 2.200 pilotos para operar sua frota de 110 aeronaves Airbus e Boeing.

Phenom 100E

O Phenom 100E tem alcance de 2.182 km (1.178 milhas náuticas) com reservas NBAA IFR. Com uma velocidade máxima de cruzeiro de 720 km/h (390 knots), o Phenom 100E é um dos mais velozes e eficientes da sua classe, com custos operacionais comparáveis aos de aeronaves turboélice. O Phenom 100E também tem spoilers multi-função e pode voar a 41 mil pés (12.500 m) impulsionado por dois motores Pratt & Whitney Canada PW617F-E com 1.695 libras de empuxo cada.

A cabine de comando permite operação com um único piloto e oferece o Prodigy Flight Deck com Sistema de Visão Sintética (SVS). Outras funcionalidades de série incluem desempenho de decolagem aprimorado com reserva extra de tração, peso máximo sem combustível (MZFW) aumentado, cartas e mapas de navegação, e check list eletrônico.

Compartilhar:

Leia também

Inscreva-se na nossa newsletter