08 de Maio, 2015 - 09:20 ( Brasília )

Aviação

Rússia e China planejam venda de aviões Sukhoi Superjet 100 na Ásia

riação de nova companhia de leasing russo-chinesa permitirá a venda de 100 aeronaves para os países do sudeste asiático no prazo de três anos. Acordo firmado é de US$ 3 bilhões

A Corporação Unida para a Construção de Aviões (OAK, na sigla em russo) anuncia nesta sexta-feira a conclusão de acordo para criação da uma companhia de leasing russa-chinesa que apoiará para as vendas do modelo de avião Sukhoi Superjet 100 (SSJ100) na China e em todos os países do sudeste asiático.

O contrato foi firmado pela “Sukhoi Civil Aircraft Company” ("Compania Sukhoi Aviões Civis”- que é parte integrante da OAK), pela Fundação Rússia-China de Investimentos, pelo Comitê Gestor da Nova Região Xi´an (China) e pela chinesa New Century International Leasing. A parceria conta ainda com o apoio da Comissão Intergovernamental Rússia-China.

A nova empresa terá sua sede localizada no parque tecnológico russo-chinês na cidade de Xi’an (província de Shaanxi), considerada a capital da indústria de aviação da China. A administração local apoiará a construção da companhia, oferecendo espaço e infraestrutura necessária para receber e manter as aeronaves do modelo SSJ100.

Em um prazo de três anos, a companhia russa-chinesa de leasing comprará 100 aviões SSJ100 da fabricante “Sukhoi Civil Aircraft Company” pelo valor total de US$ 3 bilhões. O negócio mais do que duplica a quantidade de aviões que atualmente são entregues aos clientes.

“A conclusão do acordo é uma das soluções para promover o SSJ100 nos mercados internacionais. Firmamos importantes negócios no curto prazo e estamos gratos pela parceria com nossos sócios chineses”, afirma Yuri Slúsar, presidente da OAK.

“A criação da companhia russo-chinesa de leasing possui significado histórico, tanto pela grandeza como pela nova perspectiva que é gerada para a indústria de construção de aviões civis da Rússia. Trabalhamos com nossos sócios da China para oferecer uma oferta de leasing competitiva, permitindo que o SSK100 ocupe uma parte considerável nos mercados de aviação que apresentam rápido crescimento na Ásia”, completa.

A promoção do SSJ100 nas nações asiáticas terá como base: a eficiência econômica da aeronave que, por sua vez, é superior aos concorrentes; a criação de centro de serviços técnicos com armazém para reposição de peças e capacitação de profissionais na cidade de Xi´an; e a oportunidade dos clientes poderem solicitar adaptações específicas no interior do avião, incluindo a pintura, conforme a preferência.

Atualmente a OAK possui capacidade para produzir até 60 aviões SSJ100 por ano. A principal vantagem do modelo é a redução de gastos por passageiro transportado em comparação aos concorrentes. Além disso, a aeronave – que pode conter no máximo 100 poltronas - permite otimizar gastos operacionais das companhias aéreas por conta do consumo eficiente de combustível e menor peso para decolagem. O alto nível de conforto nas cabines da nova geração e a taxa de leasing altamente competitivas, apoiadas pela garantia estatal de valor residual, são também destaque.
 
Sobre a Corporação Unida para a Construção de Aviões

A Corporação Unida para a Construção de Aviões (OAK, na sigla em russo) foi fundada em 2006 com o objetivo de consolidar os ativos das maiores empresas da indústria de aviação russa. Mais de 85% das ações da holding são controladas pela Federação da Rússia.

A companhia possui escritórios de construção e desenvolvimento de projetos, além de plantas para fabricação de aeronaves (na qual se encontra a empresa “Sukhoi Civil Aircraft Company”). É composta também pela: corporação Irkut; OAK – Aeronaves de Transporte; Planta Construtora de Aviões Sókol de Nizhni Nóvgorod; Túpolev; Companhia de Financiamento Iliushin; Aviastar-SP; Companhia Russa de Aviação MiG de Vorónezh; Escritórios de Design Miásischev, Bériev e Aerocomposite; e pelo Instituto de Prova de Grómov.

Juntas, as empresas exercem o trabalho completo para construção de aeronaves, desde a criação e execução dos projetos até os serviços de manutenção e pós-venda. Em 2014, a OAK entregou aos clientes 159 aviões, registrando um avanço de 43% em comparação com 2013. A receita saltou 34% em igual período, atingindo 295 bilhões de rublos. A empresa emprega mais de 98 mil pessoas e é presidida pelo executivo Yuri Slúsar.