15 de Janeiro, 2015 - 08:50 ( Brasília )

Aviação

Aeroportos registram pontualidade de 91,3 por cento durante as festas de final de ano

O dia de maior movimento foi a sexta-feira que antecedeu o Natal e registrou mais de 5000 operações

Mais de 100 mil voos domésticos e internacionais foram realizados no Brasil entre 17 de dezembro de 2014 a 05 de janeiro deste ano. Nesta época de Natal e Reveillon, apesar de haver um aumento de movimentação em relação a outros períodos do ano, o percentual de pontualidade nos aeroportos ficou em 91,3%. Os dados são do Centro de Gerenciamento da Navegação Aérea (CGNA), unidade da Força Aérea Brasileira responsável por gerenciar o fluxo de movimentos aéreos do País.

Comparando com 2013, houve uma redução de 35,8% dos atrasos em movimentos e pousos e decolagens. De acordo com a Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC), só é considerado atrasado o voo que ocorre em período superior a 30 minutos do horário previsto.

O dia de maior movimento foi em 19 de dezembro, a sexta-feira que antecedeu a comemoração natalina, quando foram realizadas 5.805 operações. O segundo dia com pico de movimentação foi em 05 de janeiro, a primeira segunda-feira após a virada de ano em que muitos passageiros retornaram para suas casas. Na ocasião houve 5.746 voos.

A menor movimentação nos aeroportos ocorreu no dia 1° de janeiro, com 4.377 movimentos, entre pousos e decolagens.

Sistema garante pousos seguros em tempo ruim

Em operação há seis meses no Aeroporto Salgado Filho, em Porto Alegre (RS), o Sistema de Pouso por instrumentos de categoria dois, também chamado de ILS CAT II, permitiu o aumento no número de pousos e decolagens durante os meses que apresentam maior frequência de tempo ruim na capital gaúcha. Com isso, houve aumento da fluidez do tráfego aéreo em situações de pouca visibilidade.

Esse dispositivo fornece ao piloto duas informações essenciais: o eixo da pista e a trajetória ideal do planeio, garantindo, assim, o pouso por instrumentos.