06 de Julho, 2011 - 13:27 ( Brasília )

Aviação

PHENOM 100 Começa a Ser Fabricado nos EUA

Embraer inicia oficialmente a produção do primeiro jato da categoria entry-level no país

São José dos Campos, 6 de julho de 2011 – A unidade da Embraer Executive Jets em Melbourne, Estado da Flórida, recebeu no dia 10 de junho a fuselagem e as asas do primeiro jato entry level Phenom 100 que será montado nos Estados Unidos. A chegada da fuselagem confirma que a Empresa continua cumprindo o cronograma para produzir e entregar a primeira aeronave da Embraer ao cliente até o final de 2011.
 
“A chegada das peças à nova instalação de montagem do Phenom 100, com 7.400 metros quadrados, foi um momento muito importante para nossos empregados em Melbourne”, afirma Ernest Edwards, Vice-Presidente da Embraer para o Mercado de Aviação Executiva.
 
“Este é um marco que reitera nosso comprometimento em relação à nossa presença no mercado norte-americano e aos nossos clientes em todo o mundo. Tal fato também comprova o sucesso deste produto inovador e esperamos em breve iniciar as entregas dos primeiros aviões fabricados nos EUA.”
 
O Phenom 100 foi o jato mais entregue do mundo em 2010, reforçando ainda mais o crescimento da participação de mercado da Embraer no mercado de jatos executivos. A montagem destes jatos em Melbourne ajudará na recuperação da atividade aeroespacial em uma região que teve forte impacto com o encerramento do programa Space Shuttle.
 
“Temos hoje 69 engenheiros qualificados e outros técnicos de aviação – alguns ex-empregados da NASA – trabalhando na linha de montagem do Phenom 100 nesta unidade no condado de Brevard”, afirma Phil Krull, Diretor-Geral da Embraer Executive Jets. “Esperamos ter um total de 200 empregados contratados até o final de 2012, com o crescimento da produção.”
 
Sobre a unidade de montagem de Melbourne
 
Como parte do plano da Empresa para expandir as operações nos EUA e estar mais próxima dos clientes, a Embraer anunciou, em maio de 2008, a escolha de Melbourne para abrigar a primeira linha de montagem de jatos executivos. Em dezembro daquele ano, iniciou a construção da primeira etapa – hangar e prédio administrativo – do moderno projeto com 13,9 mil metros quadrados; um investimento de USD 50 milhões.
 
Em 21 de fevereiro de 2011, a Embraer realizou uma cerimônia comemorativa para inaugurar o prédio administrativo e o hangar de produção, que contou com a presença de todos os parceiros: Estado da Flórida, Comissão de Desenvolvimento Econômico (EDC) da Florida’s Space Coast, Aeroporto Internacional de Melbourne, Enterprise Florida, Prefeitura de Melbourne e Banco BBVA Compass.
 
A segunda fase do projeto de construção, que abrigará o Centro de Clientes, está em andamento e deverá ficar pronta até o final de outubro. Esta moderna instalação receberá clientes de todos os lugares do mundo e oferecerá um showroom no qual eles encontrarão uma ampla variedade de amostras de materiais para acabamento, bem como uma tecnologia de visualização que os auxiliará no design do interior das suas aeronaves.