18 de Dezembro, 2014 - 11:25 ( Brasília )

Aviação

FAB - C-97 Brasília cargueiro realiza primeira missão

O avião decolou do Galeão com destino ao Centro de Lançamento de Alcântara

Usualmente utilizado para o transporte de passageiros, o avião C-97 Brasília do Esquadrão Pioneiro (3ª ETA), sediado na Base Aérea do Galeão (BAGL), no Rio de Janeiro, foi reconfigurado como cargueiro. A primeira missão de uma aeronave da frota de C-97 da FAB nesta configuração foi realizada na quarta-feira (17/12).

O avião decolou do Galeão com destino ao Centro de Lançamento de Alcântara (CLA), no Maranhão, com escalas em Salvador e Recife.

Ao transportar cargas, a capacidade da aeronave é de até 3.500 quilos. O Brasília é homologado para missões na configuração cargueiro Single Cargo Net, com a capacidade de até 3.500kg, ou na versão Combi (Combinada), que comporta até 19 passageiros e 1.500kg de carga

Após realização de cursos sobre limites, peso e balanceamento da aeronave, além de capacitação dos tripulantes (pilotos, mecânicos e loadmasters - mestre de carga), o 3º ETA foi o pioneiro na FAB para operação do C-97 Brasilia nesta configuração, aumentando sua capacidade no cumprimento das missões aerologísticas da Força Aérea Brasileira.