23 de Outubro, 2014 - 10:00 ( Brasília )

Aviação

ORDEM DO DIA - Dia do Aviador da Força Aérea Brasileira


Brasília, 23 de outubro de 2014.

BRASIL E PORTUGAL, NAÇÕES OUTRORA SEPARADAS POR UM OCEANO DE DESAFIOS, MAS SEMPRE LIGADAS PELO SÓLIDO LEGADO DE GRANDIOSAS PERSONALIDADES QUE CULTUARAM, ACIMA DE TUDO, A DESCOBERTA DE NOVOS MUNDOS E HORIZONTES, POR MEIO DO PRECIOSO INTELECTO HUMANO.

FOI ASSIM, DESENVOLVENDO A INOVAÇÃO EM PROL DAS ARTES E DA CIÊNCIA, QUE A HISTÓRIA CAPRICHOSAMENTE UNIU, NESTA DATA EMBLEMÁTICA, DOIS DOS MAIS NOBRES FILHOS DA ÚLTIMA FLOR DO LÁCIO.

LADO A LADO, O FILANTROPO VASCO MARIA EUGÊNIO DE ALMEIDA, PATRONO DA RENOMADA FUNDAÇÃO PORTUGUESA DE MESMO NOME, E O MAIOR INVENTOR DESTA TERRA DE SANTA CRUZ – ALBERTO SANTOS DUMONT.

QUEM PODERIA IMAGINAR QUE OS RÚSTICOS GALPÕES DE TRABALHO DO PAI DA AVIAÇÃO, ENCRAVADOS NO CORAÇÃO DA CIDADE LUZ, OS QUAIS VIRAM NASCER AS ASAS DO PIONEIRO 14-BIS, SERIAM TRANSLADADOS PARA AS TERRAS DAQUELE MECENAS LUSITANO.

HOJE, NAS VIZINHANÇAS DO AERÓDROMO DE ÉVORA, CONSTRUÍDO SOBRE UM TERRENO QUE PERTENCEU ÀQUELE LENDÁRIO EMPRESÁRIO LUSO, TESTEMUNHAMOS A INCONTESTE CONSOLIDAÇÃO DOS SONHOS DO PETIT-SANTOS PARA O FUTURO DA AVIAÇÃO MUNDIAL.

LÁ, NAS IMPRESSIONANTES E MODERNAS INSTALAÇÕES DE UMA FÁBRICA DA EMBRAER, SILENCIOSAMENTE, GANHAM FORMA IMPORTANTES COMPONENTES DO MAIOR AVIÃO JÁ PRODUZIDO PELO BRASIL.

FECHA-SE UM CICLO HISTÓRICO. PASSADO E FUTURO SINERGICAMENTE UNIDOS PELOS PODEROSOS LAÇOS DA INDÚSTRIA AERONÁUTICA, ROBUSTECENDO AS RELAÇÕES DE DOIS PAÍSES VOCACIONADOS PARA UM FUTURO DE INÚMERAS POSSIBILIDADES.

CERTAMENTE, ESSE CENÁRIO PROMISSOR, DESLINDANDO-SE EM FRENTE A NOSSOS OLHOS, RECEBEU, NO ÚLTIMO DIA 21, A ESTRÉIA DE UM DOS SEUS ATORES MAIS NOTÁVEIS, QUANDO O PROTÓTIPO DA AERONAVE KC-390 FOI APRESENTADO À COMUNIDADE AERONÁUTICA INTERNACIONAL, AO DEIXAR SUA LINHA DE MONTAGEM EM GAVIÃO PEIXOTO, ESTADO DE SÃO PAULO – EM UM BEM-SUCEDIDO ROLLOUT.

ESPERAMOS, COM A MESMA EXPECTATIVA, QUE EM MAIS ALGUNS POUCOS ANOS, SEJA A NOSSA AGUARDADA E INOVADORA AERONAVE GRIPEN NG A PROTAGONIZAR SIMILAR EVENTO, MATERIALIZANDO OS FRUTOS DE OUTRA VITORIOSA COOPERAÇÃO ENTRE NAÇÕES AMIGAS – A SUÉCIA E O BRASIL.

IMAGINEMOS QUÃO ORGULHOSO DEVE ESTAR O PATRONO DA AERONÁUTICA BRASILEIRA, AO VER, DO ALTO DA ESFERA AZUL CELESTE, TÃO VIRTUOSAS PARCERIAS IMPULSIONANDO A INCORPORAÇÃO DESSES SIMBÓLICOS AVIÕES, NA HARMÔNICA ESQUADRILHA DOS PIONEIROS DA INDÚSTRIA AERONÁUTICA NACIONAL, A QUAL JÁ FOI LIDERADA POR MÁQUINAS COMO O INTRÉPIDO 14-BIS E O ELEGANTE DEMOISELLE.

DESSE MESMO ROL DE REALIZAÇÕES INÉDITAS NA AVIAÇÃO, FAZEM PARTE, TAMBÉM, AS RICAS HISTÓRIAS DAS AERONAVES DA NOSSA AGUERRIDA FORÇA AÉREA COMO: O DESBRAVADOR C-95 BANDEIRANTES; O INOVADOR C-97 BRASÍLIA; O DESAFIANTE A-1 AMX; O AGUERRIDO A-29 SUPERTUCANO; E OS VITORIOSOS EMBRAER SÉRIES 145/135/190.

TAMANHO SUCESSO NOS ARES CREDENCIOU-NOS A INGRESSAR NA SELETA E PRIVILEGIADA LISTA GLOBAL DAQUELES CAPAZES DE TRANSPORTAR A AUTORIDADE MÁXIMA DE SEU PAÍS, NUMA AERONAVE IDEALIZADA E PRODUZIDA POR UMA EMPRESA NACIONAL.

PARA NÓS, HOMENS E MULHERES DA AERONÁUTICA, ALEGRA-NOS A ALMA PODER EXPRESSAR, NO DIA DE HOJE, O MAIS ABSOLUTO RECONHECIMENTO, POR MEIO DAS SÁBIAS PALAVRAS DE UM DOS PAIS DO MOVIMENTO ABOLICIONISTA BRASILEIRO – O ESCRITOR JOSÉ DO PATROCÍNIO.

DIZIA AQUELE DEFENSOR DA LIBERDADE E AMANTE DA AVIAÇÃO:

“SANTOS DUMONT NÃO É SÓ UM GÊNIO, É UM PREDESTINADO; NÃO FAZ A SUA GLÓRIA PESSOAL, MAS A DE UM POVO.”

ESSA NOTÁVEL MENSAGEM, PREMONITÓRIA EM QUASE UMA DÉCADA, REVELAR-SE-IA COMO A PERFEITA AUTOIMAGEM DAQUELE CIDADÃO GLOBAL, AO SER HOMENAGEADO NA CAPITAL FRANCESA NO ANO DE 1913:

“ESTE MONUMENTO ME É DUAS VEZES GRATO; É A CONSAGRAÇÃO DOS MEUS ESFORÇOS E, HOMENAGEM QUE SE PRESTOU A UM BRASILEIRO, REFLETE-SE SOBRE A PÁTRIA TODA.”

HERDEIROS DESSE ÍCONE UNIVERSAL,

ESPELHEM-SE NAQUELE FILHO DA PACATA CIDADE DE PALMIRA, QUE APESAR DE SEU ASPECTO FRANZINO, IRRADIAVA UMA INABALÁVEL CONVICÇÃO NO PODER DA DETERMINAÇÃO E DO CONHECIMENTO, RECUSANDO-SE A ACEITAR QUALQUER LIMITAÇÃO, POIS NINGUÉM JAMAIS LHE ENSINARA QUE ALGO FOSSE IMPOSSÍVEL.

MANTENHAM ESSA MESMA FIRME CRENÇA NA VALIOSA BUSCA PELO CONTÍNUO APERFEIÇOAMENTO PROFISSIONAL, O QUAL SIMBOLIZA A VIGOROSA CENTELHA A DAR VIDA AOS ROBUSTOS MOTORES DE NOSSA INOVADORA FORÇA AÉREA DO TERCEIRO MILÊNIO.

ESTEJAM CERTOS DE QUE OS PRINCIPAIS PROJETOS EM CURSO NO ÂMBITO DA FORÇA AÉREA – SEJAM ELES LIGADOS À ÁREA OPERACIONAL, AO CONTROLE DO ESPAÇO AÉREO, À GESTÃO ADMINISTRATIVA OU AO AMPARO DE SEUS PRECIOSOS RECURSOS HUMANOS – SOMENTE TÊM SIDO VIABILIZADOS PELAS ABNEGADAS CONTRIBUIÇÕES DIÁRIAS DE CADA UM DOS SENHORES E SENHORAS, ORGULHOSOS FILHOS DE ALBERTO SANTOS DUMONT.

NAQUELE DESTACADO INVENTOR, AS CINTILAÇÕES DO GÊNIO EMPOLGAVAM TODO O SER, TAL QUAL O SUCESSO DE CADA MILITAR OU CIVIL FARÁ BRILHAR O FUTURO DE NOSSA VIBRANTE INSTITUIÇÃO.

NUTRAMOS PELOS BANDEIRANTES DOS ARES DE TODAS AS ÉPOCAS DE NOSSA HISTÓRIA, O MESMO CATIVANTE RESPEITO E TERNA ADMIRAÇÃO DEMONSTRADAS PELO NOSSO PATRONO AO SEU PAI E INCENTIVADOR – HENRIQUE DUMONT.

FORAM OS NOSSOS ANTEPASSADOS PERSONAGENS DE UMA VERDADEIRA SAGA, INSPIRADA NO LÍDIMO DESEJO DE CONQUISTAR O NOSSO PRÓPRIO TERRITÓRIO, DE TOMAR POSSE DO BRASIL.

E ESSE PAÍS CONTINUA A NOS CONVOCAR PARA QUE CONTRIBUAMOS COM O ENGRANDECIMENTO DESTA TERRA E O AMPARO AOS SEUS DISTINTOS FILHOS.

CONTINUEMOS, LADO A LADO, COM OS IRMÃOS DA MARINHA DO BRASIL E DO EXÉRCITO BRASILEIRO, UNINDO OS PONTOS CARDEAIS, NA GARANTIA DA SOBERANIA DO TERRITÓRIO E DE SEU ESPAÇO AÉREO SOBREJACENTE.

ASSIM, CONCITO AS NOVAS GERAÇÕES A CONTINUAREM INSPIRADAS POR ESSE MAGNO ESPÍRITO DE SERVIR AO BRASIL, PÁTRIA DE TODOS NÓS.

GUARDEMOS, ETERNAMENTE, NAS PÁGINAS DA HISTÓRIA DESTE PAÍS, O NOME DE SANTOS DUMONT, CUJA INTELIGÊNCIA DE SUAS DESCOBERTAS FAZ BRILHAR EM NOSSA ALMA A LUZ PERPÉTUA DO PATRIOTISMO!

OBRIGADO, ALBERTO!

MUITO OBRIGADO A TODOS!

Tenente-Brigadeiro do Ar JUNITI SAITO
COMANDANTE DA AERONÁUTICA