Em Salvador, forças aéreas americanas discutem atualização de manuais operacionais

Até a próxima sexta-feira (19/09) 14 forças aéreas do continente americano estarão reunidas em Salvador (BA) para a reunião do Comitê XIII do Sistema de Cooperação entre as Forças Aéreas Americanas (SICOFAA).

O objetivo é discutir a atualização do Manual de Operações Aéreas do SICOFAA de Ajuda Humanitária e Desastres, além do Guia de Exercícios Combinados. Os documentos normativos regem o planejamento, a execução e a avaliação de exercícios aéreos, virtuais e operacionais.

A revisão foi aprovada pelos comandantes das forças aéreas dos países membros durante a 44ª conferência anual, realizada na cidade de Medellín, Colômbia, em junho deste ano 2014. A necessidade de aprimoramento dos manuais originou-se após a realização do exercício multilateral do SICOFAA, denominado “Cooperación III”, conduzido pela Força Aérea Peruana nas cidades de Lima e Pisco, no Peru, em abril de 2014. O exercício contou com a participação de 705 militares, dos quais 282 eram estrangeiros, além de meios aéreos de 12 forças aéreas.

Na abertura da reunião (15/09), o Chefe do Estado-Maior da Aeronáutica (EMAER), Tenente-Brigadeiro do Ar Ricardo Machado Vieira, destacou que a revisão dos documentos reflete os desafios que têm as forças aéreas em capacitar-se para uma pronta-resposta à necessidade de ajuda humanitária frente aos desastres naturais que eventualmente ocorrem no continente americano.

Participam da reunião os representantes das Forças Aéreas da Argentina, Bolívia, Brasil, Canadá, Chile, Colômbia, Equador, Estados Unidos, Guatemala, México, Panamá, Paraguai, República Dominicana e Uruguai. A Academia Interamericana das Forças Aéreas (IAAFA) participa como organismo convidado.

Compartilhar:

Leia também

Inscreva-se na nossa newsletter