15 de Agosto, 2014 - 16:49 ( Brasília )

Aviação

Nota Oficial FAB - Não há registro de Voz do Voo

CENIPA faz leitura do gravador de voz da aeronave PR-AFA


Força Aérea Brasileira
Nota OFICIAL
15 AGO 2014 12:30 Horas

 

 

Os dados do gravador de voz (Cockpit Voice Recorder - CVR) da aeronave PR-AFA, que se acidentou no dia 13 de agosto, já foram extraídos e analisados por quatro técnicos do Laboratório de Leitura e Análise de Dados de Gravadores de Voo (Labdata) do Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (CENIPA).

As duas horas de áudio, capacidade máxima de gravação do equipamento, obtidas e validadas pelos técnicos certificados, não correspondem ao voo realizado no dia 13 de agosto.

Não é possível, até o momento, determinar a data dos diálogos registrados no CVR, tendo em vista que esse tipo de equipamento não registra essa informação. As razões pelas quais o áudio obtido não corresponde ao voo serão apuradas durante o processo de investigação.

É importante ressaltar que os dados obtidos no gravador de voz representam apenas um dos elementos levados em consideração durante o processo de investigação, não sendo imprescindíveis para a identificação dos possíveis fatores contribuintes.

 

Brasília, 15 de agosto de 2014.

Brigadeiro do Ar Pedro Luís Farcic
Chefe do Centro de Comunicação Social da Aeronáutica


 




Nota Oficial
14 Agosto 2014 - 16:20 Horas

 

A caixa-preta da aeronave Cessna 560XL PR-AFA, que se acidentou ontem (13/8), em Santos (SP), é analisada no Laboratório de Leitura e Análise de Dados de Gravadores de Voo (LABDATA) do Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (CENIPA), em Brasília (DF).

Profissionais do CENIPA vão avaliar as condições dos circuitos para realizar a leitura dos dados.