15 de Agosto, 2014 - 10:55 ( Brasília )

Aviação

FAB realiza curso para missões de busca e salvamento

Alunos vão passar por treinamentos como sobrevivência em ambientes de selva, mar e montanha

Começou sexta-feira (08/08), no Rio de Janeiro, o Curso SAR 2014, voltado para a formação de militares que atuam em missões de busca e salvamento. Ao longo de três meses, os 37 alunos vão passar por treinamentos como descida de helicópteros, pré-socorro hospitalar e sobrevivência em ambientes de selva, mar e montanha.

 “Somente esses militares operacionais possuem condições de chegar e permanecer em qualquer ambiente sinistrado para prover suporte à vida de vítimas assim como resguardar materiais e área de interesse”, esclareceu o Coordenador do curso, Capitão Cláudio Antunes, do Esquadrão Aeroterrestre de Salvamento (EAS). Além da formação técnica, o Curso SAR desenvolve atributos como coragem, superação, controle emocional, trabalho em equipe e o senso de dever no cumprimento da missão.

 Após a conclusão do Curso SAR, os militares estarão aptos a embarcarem em aeronaves de busca e salvamento, como helicópteros, para cumprirem missões em qualquer parte do Brasil. Também há instruções de combate, para situações em que o resgate aconteceria em um ambiente hostil.