Helicóptero militar ucraniano é derrubado por rebeldes; 9 morrem

Pavel Polityuk

Separatistas derrubaram nesta terça-feira um helicóptero ucraniano que levava técnicos que haviam instalado equipamentos para monitorar violações de um plano de paz no leste da Ucrânia, em áreas rebeladas contra o governo central, causando a morte de nove pessoas a bordo, disse um porta-voz militar.

Os técnicos voltavam de uma viagem para a colocação de equipamento especializado quando o helicóptero de transporte Mi-8 foi atingido por um foguete perto de Slaviansk no leste da Ucrânia, disse o porta-voz das forças do governo, Vladyslav Seleznyov.

"Havia nove pessoas a bordo. De acordo com informação preliminar… todos a bordo foram mortos", disse Seleznyov em sua página do Facebook. Os mortos incluem três tripulantes.

"Os combatentes (rebeldes), depois de lançar o foguete, se esconderam no vilarejo de Bylbasokva, nas proximidades", disse ele.

O incidente ocorreu poucas horas depois de separatistas pró-Rússia terem anunciado na noite de segunda-feira um cessar-fogo até 27 de junho, em conformidade com uma trégua unilateral por uma semana das forças do governo, ordenada pelo presidente da Ucrânia, Petro Poroshenko.

A cidade de Slaviansk está sob controle dos separatistas desde abril. Em 30 de maio os rebeldes derrubaram um helicóptero das Forças Armadas, matando 14 militares, incluindo um sargento.

Compartilhar:

Leia também

Inscreva-se na nossa newsletter