04 de Junho, 2014 - 10:35 ( Brasília )

Aviação

FAB participa de planejamento do exercício SALITRE 2014

A reunião permitiu acordos operacionais entre as nações participantes

Entre os dias 26 e 30 de maio, uma comitiva da Força Aérea Brasileira participou em Antofagasta, no Chile, da Main Planning Conference (MPC) para o Exercício Operacional SALITRE 2014, que acontecerá no mês de outubro naquele país.

A MPC foi constituída por reuniões para permitir acordos operacionais entre as nações participantes e o adequado planejamento para o exercício. Foram abordadas áreas de comando e controle, logística, operações, comunicação social, pessoal e inteligência.

A comitiva brasileira foi composta por oficiais do Estado-Maior da Aeronáutica, III Força Aérea, V Força Aérea, Centro de Comunicação Social da Aeronáutica e 1° Grupo de Aviação de Caça e teve à frente o Brigadeiro do Ar Mário Jordão, atual Comandante da III Força Aérea e, durante o treinamento, Comandante da Força Aérea 103, que reunirá os militares brasileiros.

O Exercício SALITRE 2014 contará com a participação da Argentina, Brasil, Estados Unidos e Uruguai, além do Chile, país anfitrião e organizador. Também estarão presentes, como observadores, representantes da Austrália, Canadá, Colômbia, Equador, França, Alemanha, México e Peru.