21 de Junho, 2011 - 12:18 ( Brasília )

Aviação

Helicóptero perdido na Líbia é novo tipo de drone americano


O helicóptero teleguiado que perdeu contato com o centro de controle da Otan na Líbia é um Fire Scout, um aparelho americano não tripulado, informaram funcionários da defesa dos Estados Unidos, que revelaram assim uma nova aeronave robótica de guerra. "Não sabemos ainda por quê o centro de comando da Otan em Nápoles, Itália, perdeu contato com o Fire Scout MQ-8B", disse à AFP um funcionário do Departamento de Defesa dos Estados Unidos, que pediu anonimato.

A Otan reconheceu nesta terça-feira a perda de um helicóptero teleguiado que executava uma missão de vigilância na Líbia, mas negou que um de seus helicópteros de ataque tenha sido derrubado. O centro de comando da Aliança em Nápoles, Itália, perdeu contato com o helicóptero teleguiado às 4h20 (horário de Brasília), informa em um comunicado o porta-voz da Otan, Mike Bracken.

"O helicóptero não tripulado estava efetuando tarefas de vigilância e reconhecimento sobre a Líbia para observar as forças pró-Kadafi que ameaçam a população civil. Estamos investigando o motivo do incidente", afirma a nota. "A Otan confirma que não perdeu nenhum helicóptero de combate durante a operação Protetor Unificado e divulgará mais informações sobre o incidente quando estiverem disponíveis", acrescenta o comunicado de Bracken.