27 de Maio, 2014 - 14:16 ( Brasília )

Aviação

MB participa do Comitê Nacional de Prevenção de Acidentes Aeronáuticos

SIPAAerM Participa da 61ª Sessão Plenária do Comitê Nacional de Prevenção de Acidentes Aeronáuticos



Os representantes da Marinha do Brasil, Contra-Almirante Carlos Frederico Carneiro Primo, Diretor de Aeronáutica da Marinha (DAerM) e o CF Evandro José Souza Rangel, Encarregado da Divisão de Investigação do SIPAAerM (Serviço de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos da Marinha) participaram da 61ª Sessão Plenária do Comitê Nacional de Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (CNPAA), realizada em Brasília, nos dias 6 e 7 de maio de 2014, no auditório do Centro Nacional de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (CENIPA).
 
O CNPAA, instituído pelo Decreto nº 87.249, de 7 de junho de 1982, sob a direção e  coordenação do CENIPA, reúne representantes de  entidades nacionais envolvidos, direta ou indiretamente, com a atividade aérea e tem por objetivo estabelecer discussões, em nível nacional, a fim de buscar soluções para problemas ligados à Segurança de Voo.
 
Na ocasião, o SIPAAerM fez uma apresentação sobre a segurança dos voos conduzidos sob  regras visuais (VFR) no litoral do Rio de Janeiro,  com ênfase nos aspectos relativos à coordenação do tráfego aéreo e situações de interferência mútua, especialmente no trecho entre a Baía da Guanabara e Saquarema.

Esta rota aérea é frequentemente utilizada pelas Aeronaves da Marinha do Brasil, assim como por um crescente número de Aeronaves de Asa Rotativa, que deslocam-se rumo ao aeroporto de Cabo Frio, onde ficam baseadas para operarem nas Plataformas de Petróleo do Pré-Sal.
 
Dessa  apresentação decorrerão Propostas de Recomendações de Segurança que contribuirão para uma melhor coordenação do tráfego na região.
 
A participação no evento proporcionou a troca de experiências entre os diversos ramos da Aviação Brasileira e possibilitou dar visibilidade a algumas das atividades desenvolvidas pelo segmento aéreo do Poder Naval.