17 de Abril, 2014 - 11:53 ( Brasília )

Aviação

HOAX – O KC137 Revive



 
Na pressa de ter notícia o Governo da Bahia usou fotos da Operação Militar  durante a Greve da PMBA, ocorrida em 2012. As fotos foram publicadas no portal do governo estadual ( www.ba.gov.br ).
 
As fotos mostram a chegada de tropas do Exército Brasileiro na Base Aérea de Salvador, transportados em um KC-137.

Multiplicados pela rapidez da web os portais de notícias UOL e G1 replicaram, creditando a foto como do Governo da Bahia, e tirada dia 16 Abril 2014.
 
E até os portais especializados também embarcaram na "foto furada". O Portal do Ministério da Defesa a republica e o DefesaNet também.

Poderia passar desapercebida, mas a presença do KC137 traz a questão: está a FAB usando o único que sobrou dos quatro KC-137, de forma secreta?  Eram  operados pelo   2º/2º Grupo de Transporte "Esquadrão Corsário", criado em 1968 e sediado na Base Aérea do Galeão/RJ (BAGL).
 
Calafrios que chegam ao Palácio do Planalto após o  quase “KISS Aéreo”, alusão ao incêndio da Boate em Santa Maria (RS). Fato ocorreu om o acidente na decolagem de um KC-137 ao operar do aeroporto de Porto Príncipe repleto de soldados e fuzileiros que retornavam ao Brasil após um período na MINUSTAH..

Após este acidente ocorrido no dia 28 Maio 2013, os KC137 foram oficialmente desativados em 10 de outubro do mesmo ano.

Das quatro aeronaves uma foi desmanchada no Haiti mesmo, duas foram desmanteladas de forma bárbara no pátio do Parque de Material Aeronáutico do Galeão (PAMA-GL) em março deste ano.  Incluindo o FAB 001, avião presidencial, que nos últimos tempos foi chamado de “sucatão”. Substituído pelo Airbus presidencial A319.



O FAB 2403, (ex.VARIG PP-VJH),  desmontado dentro
do hangar do PAMA-GL.



 

O "Sucatão" transformando em sucata real por sucateiros
contratados pelo PAMA-GL



Segundo o site AEROENTUSIASTA resta uma aeronave, cujo destino ainda é incerto.

Portanto está o KC-137 restante, FAB 2402, ex VARIG (PP-VJX), operando de forma secreta e não autorizada? O calafrio passou pelo MD e se o Planalto desconfia ?.

Não, foi  primeiramente  equipe de governo estadual ansiosa por criar fatos  (Governo da Bahia), após editores que replicam notícias (UOL, etc) e os desatentos (MD e DefesaNet). Pedimos excusas aos nossos leitores pela falta..