17 de Junho, 2011 - 10:36 ( Brasília )

Aviação

Novo Boeing 747-8 vai cruzar o Atlântico com biocombustível nos depósitos


Agência Lusa

O fabricante norte-americano de aviões Boeing anunciou, ontem, que o seu novo modelo cargueiro 747-8 vai realizar este fim de semana o primeiro voo transatlântico com biocombustível a caminho da feira aeronáutica de Le Bourget, nos arredores de Paris (França). A Boeing apresentará o novo aparelho depois deste efetuar uma viagem de 8.029 quilómetros desde Seattle com os quatro motores GEnx-2B, da General Electric, alimentados com uma mistura de 1% de biocombustível e 85% de querosene tradicional. 

A Boeing disse também em comunicado que o novo avião, depois de cumprir o "voo histórico", permanecerá na exposição até 22 de junho, descolando depois para o Luxemburgo.

Para a vice-presidente da Boeing, Elizabteh Lund, o voo "dará um grande impulso aos esforços do setor da aviação para reduzir as emissões de carbono e melhorar a eficiência em todas as fases da indústria". O primeiro dos novos aviões será entregue em breve à companhia luxemburguesa Cargolux.

O anuncio da Boeing para a utilização dos biocombustíveis surge no mesmo dia em que a industria anunciou previsões de duplicação da frota mundial de aeronaves em vinte anos, o que irá gerar compras de 33.500 novos aviões em todo o mundo no mesmo período.