Cadetes da Academia da Força Aérea realizam instrução de salto de emergência

Com o objetivo de treinar o futuro Oficial da Força Aérea para atuar em situações de emergência, cerca de 160 cadetes da turma Fenrir (1º Esquadrão do Corpo de Cadetes da Aeronáutica) realizaram nos dias 15 e 22 de março um salto de emergência na Academia da Força Aérea (AFA), localizada em Pirassununga (SP). A instrução contou com o apoio de uma aeronave C-105 Amazonas do Esquadrão Onça, sediado em Campo Grande (MS), para o transporte dos militares.
 
O treinamento ocorre em duas fases. Durante a primeira etapa, são realizados o condicionamento físico, a instrução técnica e a coordenação psicomotora; já durante a segunda fase, os cadetes realizam o salto, que ocorre a 1200 pés de altura (aproximadamente 400 metros) e tem duração de aproximadamente 40 segundos.
 
O Cadete de Infantaria Ramon Lopes de Gonçalves do 1º Esquadrão comparou a emoção do salto a cenas de um filme. “A rampa da aeronave desce e o ‘telão’ aparece [entrada de luz pela rampa aberta]. Para quem está lá dentro, aquilo parecia coisa de filme. Só conseguia pensar ‘agora é minha vez’”.
 
O exercício contou ainda com a participação de 27 Oficiais da Marinha do Brasil e sete engenheiros do Instituto de Pesquisas e Ensaios em Voo (IPEV). O próximo sábado (29/03) será o último dia para que os cadetes realizem o treinamento de salto de emergência na AFA.

Compartilhar:

Leia também

Inscreva-se na nossa newsletter