24 de Março, 2014 - 10:40 ( Brasília )

Aviação

Dia do Patrono do Serviço de Assistência Religiosa da Aeronáutica


O SERVIÇO RELIGIOSO DA AERONÁUTICA, CONSTITUÍDO DE CAPELÃES MILITARES CATÓLICOS E PROTESTANTES, TEM POR FINALIDADE DAR ASSISTÊNCIA RELIGIOSA E ESPIRITUAL AOS MILITARES, AOS CIVIS DAS ORGANIZAÇÕES MILITARES E ÀS SUAS FAMÍLIAS, INCENTIVANDO-OS A UMA PROFUNDA COMUNHÃO DIÁRIA COM O CRIADOR ATRAVÉS DA VIVÊNCIA: DA PALAVRA DE DEUS, DAS VIRTUDES ESPIRITUAIS (PRUDÊNCIA, JUSTIÇA, FORTALEZA E TEMPERANÇA), DAS VIRTUDES TEOLOGAIS (FÉ, ESPERANÇA E CARIDADE) E DA PARTICIPAÇÃO NAS ASSEMBLÉIAS LITÚRGICAS. TAMBÉM TEM COMO ATRIBUIÇÃO PROMOVER ATIVIDADES DE ÂMBITO SOCIAL, CULTURAL E HUMANITÁRIAS, CONSCIENTIZANDO A CADA UM DA IMPORTÂNCIA DE SUA PARTICIPAÇÃO NA CONSTRUÇÃO DE RELACIONAMENTOS FRATERNOS QUE VENHAM A CONSOLIDAR O ESPÍRITO DE COMUNHÃO E SOLIDARIEDADE.
 
TENDO A NECESSIDADE DE UM PATRONO PARA O SERVIÇO DE ASSISTÊNCIA RELIGIOSA DA AERONÁUTICA, FOI PROPOSTA EM 2004 A NOMEAÇÃO DO PE. BARTOLOMEU DE GUSMÃO E, COMO DATA A SER CULTUADA, O DIA 24 DE MARÇO, DIA EM QUE OS RESTOS MORTAIS DO PADRE FORAM TRANSLADADOS DO MOSTEIRO DE SÃO BENTO - SP PARA A CRIPTA DA CATEDRAL DA SÉ EM SÃO PAULO.
 
A PROPOSTA DE TÊ-LO COMO PATRONO DO SERVIÇO DE ASSISTÊNCIA RELIGIOSA FOI APROVADA E ASSINADA PELO COMANDANTE DA AERONÁUTICA EM 16 DE ABRIL DE 2004.
 
BARTOLOMEU, FILHO DO CASAL FRANCISCO LOURENÇO RODRIGUES E MARIA ALVARES, BATIZADO COM O NOME DE BARTOLOMEU LOURENÇO, EM 19 DE DEZEMBRO DE 1685, NA IGREJA PAROQUIAL DA VILA DE SANTOS PELO PE. ANTÔNIO CORREIA PERES FOI O ÚNICO SACERDOTE A TER SEU NOME GRAFADO NAS PÁGINAS DA HISTÓRIA DA AERONÁUTICA PELOS SEUS INVENTOS. EM 1718, ADOTA O APELIDO DE GUSMÃO EM HOMENAGEM AO PRECEPTOR E PROTETOR JESUÍTA ALEXANDRE DE GUSMÃO.
 
SENTINDO-SE CHAMADO POR DEUS A UMA VIDA DE ORAÇÃO E DOAÇÃO AOS IRMÃOS, ENTRA PARA O SEMINÁRIO DE BELÉM EM CACHOEIRA NA BAHIA.
TERMINADO O CURSO NO SEMINÁRIO EM 1699, BARTOLOMEU TRANSFERIU-SE PARA SALVADOR, CAPITAL DO BRASIL NA ÉPOCA, E INGRESSOU NA COMPANHIA DE JESUS DE ONDE SAIU ANTES DE SER ORDENADO. EM 1702, DÁ-SE INÍCIO AO PROCESSO DE SUA ORDENAÇÃO SACERDOTAL VINDO A SER ORDENADO ANOS DEPOIS.
O PADRE BARTOLOMEU DE GUSMÃO É O MODELO DE SACERDOTE DEDICADO, PERSEVERANTE, DESTEMIDO, ESTUDIOSO, CONSCIENTE E ABERTO À MISSÃO, MODELO PARA TODOS AQUELES QUE DESEJAM SERVIR AO REINO DE DEUS, SOBRETUDO, COMO CAPELÃO MILITAR DA FORÇA AÉREA BRASILEIRA.
 
SINTAM OS CAPELÃES MILITARES DA FORÇA AÉREA BRASILEIRA, HOMENAGEADOS E MOTIVADOS PELO FATO DE TEREM COMO PATRONO UM HOMEM SÁBIO, BRILHANTE E INTELIGENTE, UM SACERDOTE PIEDOSO, UM CIENTISTA E INVENTOR QUE PERCORREU VÁRIOS PAÍSES DA EUROPA DIVULGANDO SEUS INVENTOS E DANDO PROVAS DE QUE A FÉ E A CIÊNCIA PODEM SIM CAMINHAR JUNTAS.
 
NÃO SÓ NO BRASIL, MAS TAMBÉM EM OUTROS PAÍSES, O SEU PRESTÍGIO FOI RECONHECIDO, SENDO EM 1722 NOMEADO FIDALGO-CAPELÃO DA CASA REAL PORTUGUESA. 
EM TOLEDO, NA ESPANHA, BARTOLOMEU ADOECE GRAVEMENTE, RECOLHENDO-SE AO HOSPITAL DA MISERICÓRDIA DAQUELA CIDADE, ONDE VEIO A ÓBITO, EM 19 DE NOVEMBRO DE 1724, COM A TENRA IDADE DE 39 ANOS. NESTE CURTO ESPAÇO DE TEMPO DEIXOU UM IDEAL A SER REMEMORADO, NÃO SÓ PELOS CAPELÃES, MAS POR TODOS OS MILITARES PELO SEU ESPÍRITO AUDACIOSO E VARONIL.
 
NESTE DIA EM QUE O SARA COMEMORA O SEU PATRONO, DESEJO A TODOS DA FORÇA AÉREA BRASILEIRA QUE CULTIVE ESSE IDEAL DE OUSADIA E DETERMINAÇÃO DO PE. BARTOLOMEU DE GUSMÃO E QUE ELE JUNTO A DEUS INTERCEDA POR NÓS.
 
BRASÍLIA, 24 DE MARÇO DE 2014.
 
 
TEN BRIG AR LUIZ CARLOS TERCIOTTI
COMANDANTE-GERAL DO PESSOAL