11 de Junho, 2011 - 12:30 ( Brasília )

Aviação

Voo Rasante da FAA - Arrojo e Loucura ou Preparação?

Voos de treinamento da FAA encantam os aficcionados e preocupam os britânicos

A  Fuerza Aérea Argentina (FAA) investiga as imagens que circulam pela Internet que mostram um “vuelo rasante” a muito baixa altura de un avião de treinamento IA-63 Pampa, que cruzou o aeródromo a um metro de altura segundo medições feitas e quase atingiu um grupo de assistentes.

“As imagens que assistimos e  estamos investigando em qual base quando ocorreu”, informaram porta-vozes da FAA à agência alemã  DPA. “É um fato que temos de investigar”, informaram as fontes ante a preocupação que a difusão das imagens gerou.

As imagens mostram a passagem de avião Pampa de treinamento biplace quase roçando a grama, enquanto era filmado por um grupo de assistentes, alguns dos quais correm para não serem atingidos pela aeronave entre gritos de susto e  assombro. Após passou outro avião, porém a uma altura maior.

Outro vídeo que circula na internet mostra o mesmo vôo mas filmado desde a cabina do Pampa. Os dois vídeos estão disponíveis no DefesaNet. Link abaixo no box.

Os pilotos argentinos pilotando A4 Skyhawk e Mirages se notabilizaram pela bravura e arrojo durante o Conflito das Malvinas / Falklands pelos vôos a muita baixa altura, em especial nas ações da Baia de San Carlos. Onde a frota inglesa estava fundeada para desembarque da força, que retomaria a o arquipélago dos argentinos.


 

DNTV

Voo Rasante do IA63 Pamapa da Fuerza Aerea Argentina Link