Unidades da FAB do RS, RN e RJ recebem novos comandantes

A primeira semana de 2014 trouxe mudanças de comando em diversas unidades da Força Aérea Brasileira (FAB) distribuídas pelo Brasil. Em Canoas, no Rio Grande do Sul, o Primeiro Grupo de Artilharia Antiaérea de Autodefesa (1°GAAAD) recebeu, em cerimônia militar realizada na última terça-feira (07/01), o Major de Infantaria Luís Marcelo Sotoriva. O novo Comandante recebeu o cargo do Coronel de Infantaria José Roberto de Queiroz Oliveira, que esteve por dois anos à frente do Grupo.
 
“Foram dois anos de muitos desafios e conquistas para a Defesa Antiaérea da FAB. Sinto-me muito orgulhoso de me ter sido dada a oportunidade de comandar militares de elevado valor militar e profissional. Obrigado 1° GAAAD!”, disse o Coronel Queiroz em seu discurso.
 
O Major Sotoriva é natural de Erechim (RS) e estava no Gabinete de Segurança Institucional da Presidência da República antes de ser designado para o atual cargo. “A missão do 1° GAAAD está diretamente relacionada à manutenção da soberania do espaço aéreo nacional. Comandar uma Organização com tal responsabilidade é um grande desafio, mas tenho certeza que o Grupo continuará colaborando para o engrandecimento da FAB, como tem ocorrido desde a sua ativação”, declarou o Major.
 
Esquadrões Gavião e Joker – Ainda no dia 07 de janeiro, outro Rio Grande oficializava suas passagens de Comando na capital Potiguar. Na Base Aérea de Natal (BANT), os tradicionais Esquadrões Gavião (1º/11º GAV) e Joker (2º/5º GAV), subordinados à Primeira Força Aérea (I FAE), receberam seus novos Comandantes.
 
No Esquadrão Gavião, o Tenente-Coronel Aviador André Luiz Barboza Topini transmitiu o cargo ao Tenente-Coronel Aviador Jair Novaes de Almeida. O novo comandante é natural de Nova Iguaçu (RJ), ingressou na FAB em fevereiro de 1988, possui mais de 3.000 horas de vôo, e seu mais recente cargo foi o de Comandante do Esquadrão de Pessoal da Base Aérea dos Afonsos.
 
O cargo de Comandante do Esquadrão Joker foi transmitido do Tenente-Coronel Aviador Francisco Claudio Gomes Sampaio ao Tenente-Coronel Aviador Rômulo Coutinho Lucas. O Comandante que assume o 2º/5º GAV é natural de Rio Pomba (MG), ingressou na FAB em 15 de março de 1987, tem mais de 3.000 horas voadas. Ultimamente exercia a chefia da Seção de Operações do Esquadrão Escorpião, sediado na Base Aérea de Boa Vista (BABV).
 
Saiba Mais
 
Os Esquadrões Gavião e Joker têm como missão a formação operacional dos Aspirantes-a-Oficial Aviador recém saídos da Academia da Força AéreaCerimônia oficializa mudança de Comando do 1° GTT e 1°/2° GT   3S BFT Marllon (AFA). O 1º/11º GAV opera a aeronave H-50, e é a Unidade responsável por formar os pilotos operacionais de helicópteros, através do Curso de Especialização Operacional de Asas Rotativas (CEOAR). A missão do 2º/5º GAV é formar os pilotos da aviação de caça na FAB, ministrando o Curso de Especialização Operacional da Aviação de Caça (CEOCA). As duas Unidades aéreas, além do Esquadrão Rumba (1º/5º GAV), formam o tripé da formação operacional dos pilotos da FAB; e junto com o Grupo de Instrução Tática e Especializada (GITE), compõem as Unidades da I FAE, todas sediadas na BANT .
 
Rio de Janeiro
 
Na quarta-feira (08/01) foi realizada na Base Aérea do Galeão (BAGL) a passagem de comando do 1° Grupo de Transporte de Tropa (1° GTT) e do 1° Esquadrão do 2° Grupo de Transporte (1°/2° GT).
 
No 1° GTT, o Tenente-Coronel Marco Antonio Parreiras entregou o Comando do Grupo para o Tenente-Coronel Cleber dos Passos Jorge, militar natural do Rio de Janeiro, ex-chefe da Seção de Material e de Operações do próprio 1° GTT. Seu último cargo foi o de Subcomandante da Base Aérea de Belém (BABE).
 
O 1°/2° GT recebeu o Tenente-Coronel Alessandro de Oliveira Araújo, que agora comanda a unidade no lugar do Tenente-Coronel André da Silva Ferreira. O Tenente-Coronel Alessandro é natural do Rio de Janeiro, onde foi chefe da Seção de Prevenção de Acidentes Aeronáuticos da V FAE e da Seção de Operações do 1°/5° GAv. Sua última função foi de Instrutor da Escola de Comando e Estado-Maior da Aeronáutica.

Compartilhar:

Leia também

Inscreva-se na nossa newsletter