10 de Junho, 2011 - 08:30 ( Brasília )

Aviação

PUYEHUE - Todas as operações canceladas até à noite desta sexta no RS e parte de SC

Cinzas vulcânicas cobrem sul e centro do RS

Atualização 07h30 - sexta-feira

As cinzas do vulcão Puyehue cobrem o centro e sul do RS. Todas as operações aéreas suspensas. Previsão é de que recomecem ao final da tarde desta sexta-feira. Buenos  Aires pode retomar as atividades ao mmeio dia desta sexta..


Atualização 19H00 - quinta-feira

As companhias TAM, WEBJET, AZUL e a regional NHT suspenderam as operações no RS. O aeroporto de Bagé(RS), está fechado.



Notícia 17h30min
A companhia aérea Gol decidiu suspender a partir do fim da tarde desta quinta-feira as operações nos aeroportos de Porto Alegre e Caxias do Sul, ambos no Rio Grande do Sul, por causa do avanço das cinzas do vulcão chileno Puyehue sobre o espaço aéreo do Estado.

A suspensão começa às 18h30 em Porto Alegre e às 19h em Caxias do Sul. As operações da Gol e também da TAM estão suspensas pelo mesmo motivo nos aeroportos internacionais Ministro Pistarini e Aeroparque Jorge Newbery, em Buenos Aires (Argentina), e na cidade de Montevidéu (Uruguai).

A Gol afirmou que está contatando clientes com passagens marcadas para providenciar a remarcação sem taxas ou o reembolso no valor integral dos bilhetes.

Os clientes que viajaram hoje às cidades afetadas são orientados a permanecer no local e procurar a companhia. Segundo a Gol, as decolagens só serão restabelecidas quando houver condições de operar com segurança.

Perguntadas se seguiriam o mesmo procedimento, as companhias TAM, Webjet e Azul ainda não tinham nenhuma confirmação sobre o assunto.

CINZAS

Anteontem, por causa das mesmas cinzas vulcânicas, os dois aeroportos de Buenos Aires ficaram fechados durante quase todo o dia, causando o cancelamento de voos entre Brasil, Argentina, Uruguai, Paraguai e Chile. Os voos atrasados foram retomados ontem.

Na terça-feira, a presença das nuvens com cinzas vulcânicas na capital era quase imperceptível. Hoje a cidade amanheceu coberta pelas cinzas, que parecem a areia de praia.

O vulcão Puyehue, no sul do Chile, entrou em erupção no sábado, a maior desde 1960. As cinzas são consequências do fenômeno, e elas afetaram várias cidades da Patagônia, como a turística Bariloche. Só ontem a cidade regularizou o abastecimento de energia. Ela ainda está inundada pelas cinzas.

O espaço aéreo do sul da Argentina ainda está fechado. O SMN (Serviço Meteorológico Nacional) alertou que fortes ventos devem atingir a região hoje, causando a perda de visibilidade, pois há muita cinza vulcânica acumulada na região.

Cinco dias depois da erupção, o Puyehue ainda está ativo. Ele é monitorado pelo Serviço Nacional de Geologia e Mineração, do Chile. Segundo o órgão, a "atividade sísmica" do vulcão vem diminuindo diariamente. Ontem foram registrados pequenos tremores e explosões. Mas o vulcão, segundo comunicado do serviço, ainda continua a expelir cinzas.