19 de Dezembro, 2013 - 10:54 ( Brasília )

Aviação

Escola Preparatória de Cadetes do Ar forma 206 alunos em Barbacena


Aproximadamente duas mil pessoas acompanharam a cerimônia de formatura dos 206 alunos da Turma Sirius, no sábado (14/12), na Escola Preparatória de Cadetes do Ar (EPCAR), em Barbacena (MG). A solenidade foi presidida pelo Tenente-Brigadeiro do Ar Dirceu Tondolo Nôro, Diretor-Geral do Departamento de Ensino da Aeronáutica (DEPENS) e contou com a presença de oficiais-generais do Comando da Aeronáutica.
 
Encerrado o ensino médio, 138 formandos seguem para a formação de oficiais aviadores e aproximadamente 20 entram nas áreas de Infantaria e Intendência da Aeronáutica, cursos que são oferecidos pela Academia da Força Aérea (AFA), em Pirassununga (SP).
 
Na solenidade, o primeiro colocado da turma, Pedro Barbezani, foi homenageado com o Prêmio “Escola Preparatória de Cadetes do Ar”. Ele recebe o reconhecimento pelo desempenho nos campos acadêmico, militar e físico.  “É o primeiro passo para meu sonho de ser um oficial aviador. Sei que a escola me preparou para os desafios que virão na Academia da Força Aérea”, afirmou Barbezani.
 
Guilherme Adhade não escondeu a emoção de concluir a primeira etapa da caminhada rumo ao oficialato na FAB. “Foi na terceira tentativa que passei num dos concursos mais concorridos do país. Lembrarei deste tempo com orgulho e com saudade”, diz.
 
Em seu discurso, o Tenente-Brigadeiro Nôro destacou o ensino de excelência da EPCAR e a emoção do alunos. “A Escola é reconhecida pelo Alto Comando da Aeronáutica como peça essencial pelos seus expressivos resultados acadêmicos. Nós podemos presenciar jovens de 17, 18 anos chorando com a expressão no semblante de gratidão à Escola pela formação recebida”, finalizou.