16 de Dezembro, 2013 - 18:47 ( Brasília )

Aviação

Esquadrilha escolhe novo piloto


“Foi indescritível ver duas aeronaves da Esquadrilha da Fumaça interceptando o avião em que eu estava pilotando e receber o comunicado de ser o novo integrante pela fonia”. Dessa forma, o Capitão Glauber Lage Moreira Claver Silva descreve como recebeu o anúncio de que seria o novo piloto da posição de nº 3 do Esquadrão de Demonstração Aérea (EDA), no dia nove de dezembro. Assim que ele pousou na Academia da Força Aérea (AFA), em Pirassununga, a equipe do EDA já o esperava em frente ao hangar da Fumaça para parabenizá-lo pela conquista. 
 
Admirador da Esquadrilha, o novo integrante ressalta que sonhava em ser Fumaceiro há muito tempo, desde quando assistia às demonstrações, na infância, antes mesmo de ser piloto. “A unidade da Fumaça é muito admirada não só por militares, mas pelo público em geral. Eu sempre quis fazer parte da Esquadrilha e, quando comecei a trabalhar na AFA, essa possibilidade se tornou ainda mais próxima, mas não imaginava que poderia acontecer”, disse o capitão.
 
Para ele, será uma experiência interessante do ponto de vista profissional, pois aprenderá a voar uma nova aeronave - o A-29 Super Tucano. “Será um voo muito diferente, bem mais tecnológico e importante para a minha carreira de piloto”. Antes de ingressar no EDA, o Capitão Glauber trabalhava como Comandante da Esquadrilha Vega do 1º Esquadrão de Instrução Aérea (1º EIA), responsável pela instrução de voo dos cadetes aviadores do 4º ano da AFA.