13 de Dezembro, 2013 - 10:10 ( Brasília )

Aviação

Scorpion – Caça Low Cost realiza primeiro voo




 

Nota DefesaNet

Nos anos 80, famoso projetista americano Bert Rutan desenvolveu uma aeronave "low-cost", que na época de Guerra Fria e de alta performance das plataformas, e com o conceito de mais e mais capacidades, foi convenientemente congelado.

Agora a empresa Textron (proprietária da CESSNA e BELL Helicopters) lança o SCORPION, em uma nova realidade orçamentária e operacional das Forças militares americanas.

Conseguirá sobreviver à burocracia do Pentágono?

O Editor





A aeronave Scorpion da TextronAirLand desenvolvida para as missões de “Intelligence, Surveillance and Reconnaissance (ISR)/Strike”,  completou seu voo inaugural na quinta-feira (12Dez). A Textron AirLand,  é uma joint venture entre as empresas  Textron Inc. e AirLand Enterprises.

O primeiro voo do Scorpion é um importante evento do Projeto Scorpion.

A aeronave  decolou da Base Aérea McConnell da USAF, Wichita, Kansas, e realizou uma série de manobras em um voo de  1,4 hora.  O voo de hoje marca o mais rápido desenvolvimento mais rápido de uma aeronave tática a jato construída nos Estados Unidos, de seu estudo de conceito até o primeiro voo em menos de 24 meses.

“Quando este projeto começo à dois  anos atrás,nós estávamos confiantes em oferecer uma aeronave tática versátil e com um custo razoável baseando-se em tecnologias  e melhores práticas da aviação comercial. O voo de hoje atendeu à todas nossas expectativas e mantém nossa meta na certificação e produção”, foi o comentário de Scott Donnelly, CEo da Textron

A tripulação do Scorpio emseu primeiro voo tinha como piloto Dan Hinson,  engenheiro e piloto de teste com mais de  5.000 horas de voo, em  79 aeronaves diferentes e como copiloto David Sitz.

“O voo transcorreu como o planejado,” afirmou Hinson. “Tendo voado muitas aeronaves em meus 23 anos na US Navy e com muitos fabricantes,eu posso dizer  que o  Scorpion tem o comportamento muito favorável  como as aeronaves mais caras  empregadas em missões “ low-threat “. O Scorpion demonstrou um excelente estabilidade e resposta atendendo a todos os  parâmetros  previstos para as manobras de hoje–e tornar-se-á um aeronave capaz nas missões ISR e “homeland security”, completou Hinson.

O Projeto Scorpion foi s anunciado em  Setembro de  2013, como uma aeronave de demonstração projetada para  enfrentar as restrições orçamentárias e a mudança dos requisitos de operação do Departamento de Defesa Americano e de outras nações parceiras.

Impulsionado por duas turbinas com uma potência de 8.000 libras de empuxo, o  Scorpion  transiciona facilmente entre  baixa velocidade e  velocidade supersônica necessária para diversas missões , guerra irregular, controle de fronteiras,vigilância marítima, contra o narcotráfico e  operações de defesa aérea.

O Scorpion tem uma velocidade de cruzeiro  810km/h,com uma autonomia de voo de 4320 km. A aeronave carrega uma carga interna de  1.500kg e armas de precisão sob as asas.