05 de Dezembro, 2013 - 18:37 ( Brasília )

Aviação

Primeiro radar meteorológico é instalado na Base Aérea de Natal


O Rio Grande do Norte (RN) ganhou, na última segunda-feira (02/12), seu primeiro radar meteorológico. Integrado aos radares do Ceará, o aparelho, instalado no setor oeste da Base Aérea de Natal (BANT), permitirá a cobertura de 100% do território do estado.
 
O novo equipamento pertence ao Centro Nacional de Monitoramento e Alerta de Desastres Naturais (Cemaden), órgão vinculado ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI). Além da capacidade de monitorar os picos de chuva e prevenir os prejuízos causados por deslizamentos de solos e inundações, o radar ainda auxiliará no planejamento das atividades agrícolas e do abastecimento de água para a população e os animais.
 
A cerimônia de inauguração contou com a presença de autoridades políticas, como os Ministros do MCTI, Marco Antonio Raupp, e da Previdência Social, Garibaldi Alves, e a Governadora do RN, Rosalba Ciarlini. A instalação do equipamento no local faz parte do Plano Nacional de Gestão de Riscos e Alertas de Desastres Naturais, lançado em agosto de 2012. Mais oito radares devem ser implantados pelo Cemaden em diversas regiões do país até o primeiro semestre de 2014.