04 de Dezembro, 2013 - 08:42 ( Brasília )

Aviação

Centro de Computação da Aeronáutica completa 30 anos de evolução informática na FAB


O Centro de Computação da Aeronáutica de Brasília (CCA-BR) comemorou na segunda-feira (02/12) seu 30º aniversário. O evento realizado no Ministério da Aeronáutica, em Brasília, foi presidido pelo Major-Brigadeiro Antonio Carlos Moretti Bermudez e contou com a presença do Brigadeiro Intendente Pedro Arthur Linhares Lima, Diretor da Diretoria de Tecnologia da Informação da Aeronáutica (DTI), além de diversas autoridades e de familiares do efetivo da Unidade.
 
Durante 30 anos, o CCA-BR presenciou as transformações da informática no Mundo e as incorporou à Força Aérea Brasileira (FAB). Entre elas, a mudança da informática de grande porte para a micro-informática, quando, ainda na década de 80, as Bases Aéreas e Comandos Aéreos Regionais receberam computadores por todo Brasil. Outra mudança foi a transformação dos boletins manuais em boletins eletrônicos, além da incorporação da internet e da intranet à FAB.
 
Para o Coronel Fernando Antonio Rodrigues Dias, Chefe do Centro, o efetivo do CCA-BR vem cumprindo com eficiência suas diversas atribuições, entre elas, manutenção da rede, combate de vírus em computadores, manutenção da internet rápida e reparo às impressoras.
 
O CCA-BR tem uma área de responsabilidade de 5 milhões de m² e mais de 100 Organizações Militares sob sua vigilância. Além disso, foi definido pelo Ministério da Defesa no Plano Nacional de Estratégia e Defesa, que o CCA-BR seria a Unidade da FAB responsável por proteger as informações e manter a rede segura, ou seja promover a Defesa Cibernética da Instituição.