Cruzex 2013 – Caças F-16 Fighting Falcons dos EUA na Base Aérea de Natal

Os caças F-16 Fighting Falcon dos Estados Unidos estão na Base Aérea de Natal (BANT) para a participação na CRUZEX Flight 2013. Os seis aviões de combate são da Guarda Aérea Nacional do Distrito de Columbia, uma unidade responsável pela defesa da região da capital dos EUA, Washington.

"Esse exercício é o equivalente brasileiro da nossa Red Flag. O maior ganho é voar como parceiros em um ambiente que replica aquilo que nós fazemos pelo mundo", declarou o Coronel Gerald Colmer, que está a frente dos 150 militares americanos integrantes da CRUZEX, entre pilotos, mecânicos e pessoal de apoio. Além dos F-16, um avião-tanque KC-135 também participará desta edição, ficando sediado na Base Aérea do Recife.

Neste ano, além dos Estados Unidos, o Chile e a Venezuela também participarão com caças F-16.

As atividades aéreas ocorrem sobre os Estados do Rio Grande do Norte, Ceará, Paraíba e Pernambuco, além do Oceano Atlântico. Os militares não farão uso real de armas, pois haverá apenas a simulação dos disparos.

As duas bases aéreas receberam 86 aviões e nove helicópteros, e mais de 2 mil militares brasileiros e estrangeiros participam da operação. Além dessas aeronaves, um helicóptero da FAB está em Caicó (RN) em alerta para qualquer emergência.

O Cruzex já foi realizado em 2002, 2004, 2006, 2008, 2010 e 2012. Neste ano, a operação será dirigida pelo brigadeiro-do-ar Mário Jordão, da FAB.

Compartilhar:

Leia também

Inscreva-se na nossa newsletter